Por: Redação l ANAJURE

[Foto: Dr. Uziel Santana em palestra durante Conferência da FPE /ANAJURE]

 

Ao longo desta quarta-feira (18), a ANAJURE esteve na Conferência Nacional da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), realizada no Centro de Eventos Unique Palace, discutindo sobre as relações entre a perspectiva cristã e o cenário social brasileiro hoje. A programação foi iniciada ontem (17), com um culto no Palácio do Planalto (leia mais aqui). A programação (que você pode conferir neste link) contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, de Ministros do Governo, Presidentes dos Poderes, Parlamentares e de líderes religiosos de todo o país, sendo aberta apenas para convidados especiais.

Pela manhã, a FPE realizou a inauguração de uma galeria dos presidentes da Frente no Congresso Nacional, para deixar registrado esse percurso histórico na casa. Ainda no período da manhã, houve uma solenidade para celebrar a colocação da pedra fundamental do Memorial da Bíblia no Brasil, a ser construída na capital federal. À tarde, foram realizadas uma série de mesas de discussões e painéis, abordando os principais desafios do Brasil nos próximos anos, o poder legislativo como ferramenta de transformação social, reforma do pacto federativo, missões transculturais, o poder judiciário e a perspectiva cristã, o poder judiciário e a segurança pública, o sistema fiscal brasileiro, entre outros. À noite, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, falou sobre o tema da segurança pública.

[Foto: Dr. Uziel Santana em palestra durante Conferência da FPE /ANAJURE]

O Dr. Uziel Santana, presidente da ANAJURE, esteve em duas mesas: “Missões transculturais e liberdade de culto”, na qual, inclusive, também falou o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e “O poder judiciário na perspectiva da cidadania cristã”, com o Dr. Eduardo Sabo Paes, membro do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE, e com o Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro João Otávio de Noronha, entre outras autoridades.

Nas oportunidades em que a ANAJURE teve de fala, foi exposto que o diálogo é uma ferramenta forte e indispensável no combate à intolerância religiosa, inclusive, o Dr. Uziel mencionou o recente encontro coordenado pela ANAJURE, buscando diálogo entre parlamentares, líderes cristãos brasileiros e embaixadores da Palestina, Líbano, Argélia, Mauritânia, Marrocos, Tunísia, Emirados Árabes, Omã, Sudão, Catar, Kuaite, Arábia Saudita, Egito, Bahrein, Jordânia, Líbia, Iraque e Liga Árabe (leia mais aqui), em defesa da liberdade de religião ou crença.

O encerramento foi na noite de ontem com um jantar, ocorrido após o culto onde foi ministrada a Santa Ceia, que é um momento importante nas celebrações da fé cristã, onde o sacrifício de Cristo na Cruz é lembrado, conforme Ele mesmo pediu, de acordo com os Evangelhos, dizendo: “Fazei isso em memória de mim”.

[Foto: Mesa da Santa Ceia para culto da FPE /ANAJURE]

 

 

Ainda no jantar de encerramento da Conferência da FPE, o Dr. Uziel esteve com o Presidente do STF, Min. Dias Tofffoli, conversando sobre temas que a ANAJURE tem atuado na condição de amicus curiae na suprema corte. O instrumento do amicus curiae, assim como as audiências públicas no STF, são importantes instrumentos de acesso à Justiça do nosso país. Na ocasião, ele falou em nome da ANAJURE sobre a recente decisão do STF acerca da homofobia, afirmando que, apesar do ativismo judicial que temos criticado, reconhecemos que foi uma decisão tecnicamente quase perfeita, pois contemplou praticamente todas as possibilidades que eram preocupações do seguimento religioso. “A ANAJURE entende que as teses referendadas, de fato, não limitam ou restringem a liberdade religiosa, e por isso, parabenizamos o STF. Neste sentido, esperamos que o projeto de lei que virá contemple o entendimento da suprema corte”, disse o Dr. Uziel.

[Foto: Dr. Uziel Santana e Ministro Dias Toffoli /ANAJURE]

 

[Foto: Deputado Silas Câmara e Presidente Jair Bolsonaro em Conferência da FPE. PR / Alan Santos]

Ao final do evento, o Dr. Uziel agradeceu ao Deputado Federal Silas Câmara, presidente da FPE e organizador da Conferência, pelo empenho em possibilitar que temas tão importantes encontrassem diálogo entre as principais autoridades e lideranças brasileiras. “Parabenizamos o presidente da FPE, Silas Câmara, e o Assessor especial do Presidente Jair Bolsonaro, Arthur Weintraub, pelo sucesso do evento e pelas relevantes pautas colocadas em debate. Nos colocamos à disposição para continuar somando em favor do Brasil.”, disse.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here