Parlamentares de 50 países assinam Resolução de Nova York em defesa da liberdade religiosa e Presidente da ANAJURE fala sobre papel da América Latina no grupo

DSC04237

DSC04259Dando continuidade à agenda de trabalho internacional iniciada em Oxford e Oslo, de 17 a 19 deste mês, em Nova York, líderes políticos de várias religiões representando a África do Sul, Alemanha, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Birmânia/Myanmar, Camboja, Canadá, República Centro-Africana, Chade, Chile, Costa Rica, Dinamarca, Equador, Egito, El Salvador, Geórgia, Honduras, Índia, Iraque, Irlanda, Israel, Jordânia, Quênia, Líbano, Líbia, Lituânia, Malawi, Malásia, México, Nepal, Nigéria, Noruega, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Paquistão, Peru, Reino Unido, República Checa, República Dominicana, Senegal, Sérvia, Ilhas Salomão, Sudão do Sul, Sudão, Taiwan, Tunísia, Turquia e Uruguai participaram do terceiro encontro do Painel Internacional de Parlamentares pela Liberdade Religiosa (International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief – IPPFoRB), liderados pela Baronesa Elizabeth Berridge, da Câmara dos Lordes do Reino Unido, onde firmaram a Resolução de Nova York para a Liberdade de Religião ou Crença (disponível neste link em inglês, espanhol e francês). O Grupo também enviou cartas sobre questões específicas do IrãMyanmar e Vietnã.
 

Conheça o Comitê de Liderança do IPPFoRB

Liderança

 

DSC04136Representando o Brasil, estiveram em NY o Deputado Federal Leonardo Quintão, o Senador José Medeiros e o Dr. Uziel Santana. Sobre a participação da América Latina no IPPFoRB, que tem como secretário o Dr. Uziel, também presidente da ANAJURE e da Federación Interamericana de Juristas Cristianos (FIAJC), a atuação será voltada para a elaboração de pareceres jurídicos através da ANAJURE e FIAJC, além de relatórios sobre liberdade religiosa que apontem soluções eficazes. Pela facilidade de diálogo diplomático, outro papel importante da América Latina dentro do grupo será desenvolver mediações em ações diplomáticas com países que apresentam históricos delicados em relação à liberdade religiosa, como Coreia do Norte, Irã, Paquistão e Síria, uma vez que nações europeias e os Estados Unidos têm um relacionamento mais difícil em situações de violação à liberdade de religião por fatores históricos e econômicos. O Dr. Uziel Santana disse que esses passos do IPPFoRB são de grande importância histórica em defesa dos direitos humanos, sobretudo na pauta da crise humanitária com refugiados, que tem em seu plano de fundo ações contra a liberdade religiosa na África e Oriente Médio.

"Tratou-se de mais um encontro histórico e muito enriquecedor na troca de experiência entre mais de 50 nações e 100 líderes mundiais, lutando pela liberdade religiosa e repercutindo tais ações internacionalmente. O grande diferencial da atuação de um parlamentar nestes casos é que ele fala em seu nome, sem ser necessário autorização do Estado ou de seu partido, fato que dá ao líder independência e poder de ação como agente público em favor de um tema primordial, que é a liberdade religiosa. O grande diferencial do IPPFoRB é sua capacidade de agregar cristãos, muçulmanos, ateus, hindus, judeus, religiões africanas, budistas e diversas minorias religiosas, todas em busca de diálogo. Para nós da ANAJURE e da FIAJC, é uma honra fazer parte deste movimento", disse o Dr. Uziel Santana.

Os representantes do IPPFoRB na América Latina farão sua próxima reunião em dezembro deste ano no Peru para planejamento de ações regionais, e os detalhes do encontro anual para 2016 com todos os membros do IPPFoRB será anunciado nos próximos meses.

_____________________
Por: Wanda Galvão l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here