Parlamento Chileno poderá legalizar o aborto nos próximos meses

bandeira do Chile


Apesar de toda pressão exercida pela igreja e líderes pró-vida, a discussão sobre a legalização do aborto avança no parlamento Chileno. A presidente do país, Michelle Bachelet, em entrevista ao jornal espanhol El País, afirmou que ainda este ano a prática do aborto será descriminalizada no Chile, e a possibilidade de aprovação desta medida, segundo a ela, se dá por conta do longo período em que a discussão se estende e pelas inúmeras Moções ligadas ao tema que se acumulam no Senado e na Câmara.

Estamos na etapa de revisar todas essas Moções e olhar qual vamos apoiar, como vamos apoiar, de modo que possamos avançar na descriminalização. Acho que vai ser durante o segundo semestre. Provavelmente nos últimos meses do segundo semestre", disse Bachelet.

Atualmente, o Chile é um dos três países americanos que proíbem de todas as formas a prática do aborto e a luta dos defensores da livre escolha por contracepção.
 
A presidente divulgou a informação polêmica após a seleção do Chile sofrer derrota na Copa 2014 e encerrar sua participação no mundial no último dia 28, e momentos depois, a notícia já havia se espalhado por vários dos principais sites de notícias do mundo.
 
Michelle Bachelet está no quarto mês de governo em seu segundo mandato como presidente, e se mostra firme para realizar mudanças estruturais no Chile, como a reforma educacional e a diminuição das desigualdades sociais, além da legalização do aborto.

_____________________________
FONTE: Globo.com e El País
POR: ANAJURE l Press Officer – Angélica Brito

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here