"Reforma Protestante contribuiu de maneira decisiva para o desenvolvimento do constitucionalismo moderno" – Jónatas Machado

mesa de abertura V simpósio

[Foto: Dr. Diogo Rais, Rev. Gilsásio Reis, Dr. Uziel Santana e Dr. Jónatas Machado / ANAJURE]

V simpósio. PúblicoMarcando o início das aulas do primeiro módulo da segunda turma da Pós-Graduação Internacional Lato Sensu em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, ANAJURE, Chancelaria da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Faculdade de Direito da UPM realizaram hoje (31) o V Simpósio de Direito de Religião com participação especial de alunos e professores do curso que ouviram palestras do Dr. Jónatas Machado (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e do Dr. Diogo Rais (Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – FGV DIREITO SP). Na mesa de abertura, representando a ANAJURE, o Dr. Uziel Santana agradeceu mais uma vez pela parceria para a realização de uma nova turma desta especialização com as universidades Mackenzie, Oxford e Coimbra, iniciada em um dia tão significante para a história do cristianismo, quando se comemora os 499 anos da reforma protestante.

Jonatas 3Em sua palestra, o Dr. Jónatas Machado, que também será professor neste módulo I, afirmou que a Reforma Protestante contribuiu de maneira decisiva para o desenvolvimento do constitucionalismo moderno e destacou que a teologia cristã ainda pode dar um contributo significativo em diversas áreas, seja educacional, política, jurídica, etc.

Falando sobre laicidade, Dr. Jónatas defendeu que a ideia de Estado laico nasceu na luta para que o governo da igreja fosse exercido com participação mais efetiva dos chamados leigos – daí a palavra “laico” – sem os abusos do clero. “Ao defender a democracia dentro da igreja, estariam a dar o bom exemplo para que a democracia pudesse ser vivida fora dela, no Estado. A própria expressão “Estado laico” é uma expressão que só se compreende em relação à historia da igreja, pois foi onde ela se firmou”, afirmou.

Os vídeos das duas palestras de hoje serão divulgados em breve no site da ANAJURE e abaixo deixamos a visão geral do que será tratado nesta primeira semana de aulas, que ocorre presencialmente em SP até o dia 05/11:

 
INFS MÓDULO 1. COMPLETO
 
 
____________________________________________
Por Wanda Galvão e Andressa Toscano l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here