Relator da ONU cita colaboração da ANAJURE em relatório sobre proteção à liberdade de pensamento

Em junho de 2021, a ANAJURE enviou um relatório ao Relator Especial sobre Liberdade de Religião ou Crença do Conselho de Direitos Humanos da ONU (UNHRC), Ahmed Shaheed, em resposta à “Convocatória de submissões: Informe sobre o respeito, a proteção e o cumprimento do direito à liberdade de pensamento”, para apresentação de propostas que ajudem a debater o tema na 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU. Algumas das colaborações da ANAJURE foram mencionadas no relatório final publicado neste mês de outubro, conforme pode ser visto AQUI em inglês.

Neste relatório para a ONU, a ANAJURE abordou alguns aspectos relacionados à liberdade de pensamento, estabelecendo conexões com o direito à liberdade religiosa e, posteriormente, indicando violações que têm ocorrido nas Américas e que impactam a liberdade de crença dos residentes na região. Em determinados casos, embora não haja uma proibição direta à adoção de um credo específico, há obstáculos e intimidações à realização de práticas em conformidade com a fé adotada.

Foram reportados casos da Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador e México com diferentes violações à liberdade de consciência e de crença nas Américas, passando por casos de assassinatos de religiosos, destruição de símbolos e templos religiosos, deslocamentos forçados e ameaças por grupos criminosos.

As referências à ANAJURE no relatório final realçam a conexão feita entre a liberdade de opinião e a liberdade de pensamento. Além disso, o relator também mencionou considerações quanto à necessidade de que os Estados adotem uma postura ativa na proteção dos direitos humanos, sobretudo a liberdade de pensamento.