REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA – Grupo Seleka ataca instalações de igreja que abrigava civis deslocados

Republica_Centro_Africana


Pelo menos 20 pessoas foram mortas e 22 ficaram feridas quando guerrilheiros e civis mulçumanos armados atacaram a Catedral Católica de São José, na cidade de Bambari, em 7 de julho. A igreja estava abrigando 12.000 civis deslocados.

O ataque começou às 3 horas da tarde, quando combatentes armados entraram na área da catedral atirando indiscriminadamente. Além do saldo de mortes e feridos, os atacantes arrasaram 20 construções, queimaram três carros pertencentes ao bispo e levaram dois outros, juntamente com cada motocicleta encontrada no complexo.

Representantes da Igreja Católica criticaram as tropas francesas pelo seu patente atraso em responder ao ataque; contudo, um porta-voz militar francês afirmou que as tropas haviam se posicionado entre o grupo de muçulmanos armados e os cristãos às 4 horas da tarde.

O ataque na igreja de São José foi realizado, supostamente, em retaliação pelo assassinato de um civil muçulmano por forças anti-Balaka, ocorrendo no dia em que milícias de grupos opositores deveriam manter conversações, em Bangui, em preparação à vindoura iniciativa nacional de reconciliação em Brazzaville, no Congo. Contudo, as conversações foram paralisadas por tempo indeterminado devido às divergências dentro do grupo Seleka. A Presidente da República Centro-Africana, Samba Panza, reiterou sua visão para o governo interino para unir diálogo político, reconciliação e justiça. No entanto, ela alertou que os “mentores da violência” devem ser processados e que a participação em política de reconciliação não deveria ser vista como uma compensação para violência e impunidade.

O grupo Seleka é uma coalisão rebelde predominantemente muçulmana, que tomou o poder com um golpe de estado em março de 2013 e empossou um de seus líderes, Michael Djotodia, como presidente. Em setembro de 2013, Djotodia oficialmente desligou-se do Seleka; contudo vários rebeldes recusaram-se a depor as armas e continuaram o faccioso ataque, que tem caracterizado as atividades da milícia desde o final do ano de 2012, incluindo matança, saques e queima de povoados. A contínua e severa violação aos direitos humanos resultou em violência retributiva após o surgimento dos grupos anti-Seleka comumente conhecidos como ‘anti-Balaka’ (anti-AK 47 balas), e em grande parte composta por ex-membros do Seleka, guardiões dos povoados e ex-membros do exército nacional.

Mervyn Thomas, Diretor Executivo da Christian Solidarity Worldwide, disse, “Nós estendemos nossas condolências às famílias daqueles que foram assassinados durante o ataque insano de ontem em local de adoração e de civis desarmados que já estavam sofrendo a adversidade do deslocamento. Nós clamamos às autoridades competentes para assegurar que os autores de tais atrocidades sejam levados à justiça e instamos que o contingente militar francês instalado cumpra adequadamente seu mandato no sentido de garantir proteção aos civis em Bambari. Nós também clamamos à comunidade internacional que apoie, adequada e tempestivamente, a Presidente Samba Panza e seu governo interino durante esse dificílimo período de transição.”

__________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Jamile Baltar l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here