Secretário Nacional de Justiça recebe presidentes da ANAJURE e FPMRAH para estabelecer cooperação sobre Refugiados e Ajuda Humanitária

SNJ
Na tarde de ontem (14), o Secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, junto ao Diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, João Guilherme Lima, recebeu em seu gabinete o presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, e o presidente da Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMRAH), deputado Leonardo Quintão. Na ocasião, foram apresentadas as ações da FPMRAH, entre as quais se destaca a realização de uma viagem em missão oficial para a Jordânia, marcada para o final deste mês, cujo objetivo é a visita à campos de refugiados com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Itamaraty para análises de casos mais urgentes a fim de que o Brasil possa receber crianças órfãs como refugiadas.   

Durante a reunião foi discutido e solicitado que a Secretaria Nacional de Justiça possa apoiar o trabalho conjunto de cooperação técnica entre ANAJURE, FPMRAH e o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) para melhor andamento dos processos jurídicos de recebimentos dos refugiados no Brasil, em especial casos de curdos e yazidis, além das crianças órfãs, que estão sob os cuidados jurídicos da ANAJURE. Do mesmo modo,  Beto Vasconcelos se comprometeu a apresentar nas próximas semanas o plano de estruturação da Secretaria Nacional de Justiça para Refugiados e Ajuda Humanitária a fim de que a FPMRAH possa cooperar e apresentar sugestões.

“Foi um encontro cordial e muito produtivo, em que a SNJ se colocou à disposição para trabalhar conosco nestes temas de apoio aos Refugiados e Ajuda Humanitária. Nas próximas semanas, certamente, avançaremos nesta agenda técnica e de cooperação entre o Governo, Parlamentares e sociedade civil”, disse o presidente da ANAJURE.

Como parlamentar, o Deputado Quintão também se comprometeu a continuar trabalhando para elaboração e aprovação de Projetos de Lei voltados para o tema. “Essa colaboração entre Governo e Parlamento é essencial para que esta agenda de acolhimento de refugiados e ajuda humanitária possa avançar no Brasil. O Secretário foi muito solícito e favorável aos nossos pleitos, especialmente, no que concerne a análise de processos de acolhimentos de refugiados e à estruturação do CONARE”, analisou o Presidente da FPMRAH, Leonardo Quintão.

_______________________
Por: Wanda Galvão l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here