Síria – Freiras sequestradas são libertadas

bandeira-siria-1024x683


Os cristãos sírios se alegram com a notícia de que 13 freiras ortodoxas gregas e três assistentes foram libertadas durante a noite e voltaram para Damasco, no dia 10 de março, em um acordo de troca de prisioneiros. Foi relatado que as freiras e atendentes estão bem, e que em geral foram bem tratadas por seus captores.

Estas freiras e suas assistentes foram seqüestradas em 02 de dezembro de 2013, após Jabhat al-Nusra e outros quatro grupos armados atacarem Maaloula, uma cidade cristã histórica ao norte de Damasco. A maior parte das 40 freiras do Convento Santa Thecla e os órfãos sob seus cuidados foram transferidos para um local mais seguro antes da eclosão da violência. No entanto, a Madre Superiora, Pelagia Sayyaf, e algumas outras freiras preferiram ficar no convento, e foram sequestradas quando os grupos armados assumiram o controle da parte superior da cidade, incluindo o bairro antigo onde o convento e várias igrejas estão localizados.

A libertação seguiu extensas e discretas negociações entre o governo sírio e Jabhat al-Nusra, mediadas por autoridades do Líbano e do Qatar. O governo liberou 153 mulheres sírias detidas sem julgamento.

Os líderes da Igreja síria solicitam a nossa perseverança em oração pela paz e estabilidade no seu país. Existem várias causas de profunda angústia para muitos sírios, incluindo a contínua prevalência de sequestros, recusa de acesso para comboios de ajuda, ataques a esses comboios e o uso de táticas de cerco em várias áreas usadas por várias grupos para a crise em curso.

Os cristãos sírios agradecem nossas orações e se alegram pela libertação dessas pessoas. Eles pedem nossa intercessão contínua para que:

* As freiras de Maaloula e suas assistentes possam se recuperar rapidamente de seu martírio, e sejam capazes de retomar seu trabalho de cuidar dos órfãos e de outras pessoas necessitadas;

* Os dois bispos sequestrados em abril, um monge desaparecido desde o início de agosto, dois sacerdotes sequestrados em fevereiro de 2013 e os outros cristãos mantidos como reféns sejam libertados ilesos;

* Os cristãos sírios sintam a presença próxima de Jesus, a orientação do Espírito e a proteção do Pai;

* A violência cesse, a paz seja restaurada e as regras claras da lei aplicada igualmente a todos sejam estabelecidas em toda a Síria; e,

* A comunidade internacional, em conjunto com os que detém o controle local, possam agir decisivamente para assegurar que a ajuda humanitária alcance todos que necessitam.

____________________
FONTE: Middle East Concern

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here