Síria – Líderes da Igreja pedem oração pela Conferência de Paz de Genebra II

bandeira-siria-1024x683

Os líderes da Igreja Síria pedem nossas orações pela Conferência de Genebra II, sobre a paz na Síria, agendada para iniciar hoje, 22 de janeiro.

Gregório III Laham, católico grego, Patriarca de Antioquia e todo o Oriente, de Alexandria e Jerusalém, pediu aos cristãos de todo o mundo para se juntar aos cristãos sírios em oração para o sucesso desta conferência, para que aconteça uma verdadeira reconciliação em Genebra II, observando que "a chave para o sucesso de Genebra II seja baseada na fé, humana, cordial, nacional para a verdadeira reconciliação síria."

A violência continua afetando partes da Síria, causando mortes, lesões e traumas aliados às severas restrições de acesso à alimentação e a cuidados médicos. Alguns estimam que mortos devido à crise humanitária são tantos quanto os que foram mortos no violento conflito. 

A conferência procura desenvolver o Comunicado de Genebra de 30 de junho de 2012, onde alguns países foram convocados para o estabelecimento de um "governo de transição", incluindo representantes do governo do presidente Assad e representantes de grupos de oposição. Inúmeras dificuldades serão confrontadas na conferência de Genebra II incluindo claramente quem realmente representa a oposição ao atual governo sírio e que os países deveriam ser convidados a participar.

O Conselho Mundial de Igrejas divulgou no dia 17 de janeiro um comunicado compilado pelos participantes de uma reunião de dois dias, incluindo os líderes da igreja da Síria, pedindo a todos os delegados da  Conferência de paz de Genebra II para "buscar a cessação imediata de todos os confrontos armados e a hostilidade dentro da Síria", apelando a todas as partes para libertarem presos e pessoas sequestradas e instando o Conselho de Segurança da ONU para implementar medidas para acabar com o fluxo de armas e combatentes estrangeiros na Síria.

Sequestros continuam acontecendo e entre os sequestrados estão três sacerdotes (Pe. Michel e Pe. Maher, desaparecidos desde 09 de fevereiro de 2013, e Pe. Paolo, desde o início de agosto 2013), dois bispos (Metropolitan Mar Gregorios Yohanna Ibrahim e Metropolitan Boulous Yazigi, desde 22 de abril de 2013), e um número de freiras de Ma'aloula (sequestradas no início de dezembro de 2013).

Nos conflitos continuam existindo casos específicos de perseguição aos cristãos por motivos religiosos. Por exemplo, em 8 de janeiro dois cristãos, Fadi e Firas, foram emboscados por militantes que dispararam contra seu veículo enquanto eles estavam saindo de Homs. Fadi foi morto e Firas foi abandonado para morrer. Quando os militantes viram que Fadi usava uma cruz passaram a decapitá-lo. Firas posteriormente conseguiu escapar.

Vamos nos unir aos cristãos sírios em oração para que:

* A conferência possa levar o fim à crise na Síria;

* Todos os delegados presentes se conscientizem para priorizar as necessidades do povo sírio, e não as suas próprias agendas e interesses;

* Todos os que estão em luto recebam o conforto de Jesus, e os feridos e traumatizados recebam cura e sintam Sua presença;

* As necessidades dos milhões de sírios deslocados internamente ou no exterior sejam adequadamente atendidas;

* Os detidos e sequestrados sejam libertados; e,

* Aqueles que procuram usar meios violentos tenham a convicção do pecado pelo Espírito, e respondam à oferta do Pai para uma nova vida através do Filho.

____________
Fonte: Middle East Concern

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here