Síria – Relatos conflitantes sobre freiras desaparecidas

bandeira-siria-1024x683
 

A Christian Solidarity Worldwide (CSW) está preocupada com o bem-estar de doze freiras e três jovens mulheres que foram levadas de seu convento em um vilarejo 60 km ao norte da capital da Síria, Damasco, por rebeldes Islâmicos no dia 2 de dezembro.

Há relatos conflitantes sobre a situação atual das freiras e suas três associadas. O Papa Francisco pediu oração pelas "freiras do convento Ortodoxo Grego de São Takla de Maaloula na Síria que foram levadas à força por homens armados há dois dias". No entanto, a madre superior, Pelagia Sayyaf, disse que as mulheres estavam "confortavelmente instaladas em uma casa em Yabrud e ninguém estava incomodando".

Milhares de Cristãos e muitos Muçulmanos fugiram de Maaloula quando ela foi invadida no dia 5 de setembro pelo Exército Livre da Síria (FSA) e a milícia Islâmica, incluindo os afiliados da al-Qaeda, Jabat al-Nusra. Famílias Cristãs que fugiram foram acomodadas por igrejas na área de Damasco, as quais forneceram alimentos e suprimentos médicos. No entanto, 40 freiras permaneceram em Maaloula para cuidar de dezenas de crianças órfãs.

Maaloula é um patrimônio mundial da UNESCO e um dos poucos lugares no mundo onde os moradores ainda falam o aramaico. De acordo com a agência de notícias síria SANA, os rebeldes "cometeram atos de vandalismo em bairros da cidade e em todo o convento, atacando os habitantes locais e alvejando-os a partir de franco-atiradores".

A CSW continua preocupada com o desaparecimento do arcebispo Boulos (Paul) Yazigi da Igreja Ortodoxa Grega e o Arcebispo Yohanna Ibrahim, da Igreja Ortodoxa Siríaca, que foram sequestrados por homens armados em abril de 2013 quando eles voltavam de uma missão humanitária perto da fronteira com a Síria/Turquia. O paradeiro deles permanece desconhecido. 

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, a guerra civil Síria, até agora, ceifou ao menos 125.835 vidas, com cinco milhões de pessoas deslocadas internamente, e dois milhões de Sírios que fugiram para outros países. Os sete milhões afetados representam um terço da população da Síria.

O Diretor Executivo do CSW, Mervyn Thomas, disse: "Nossos pensamentos e orações estão com as freiras e as três jovens mulheres em sua comitiva, particularmente à luz de relatos conflitantes sobre se elas foram raptadas forçadamente ou evacuadas para a segurança. Estes são tempos preocupantes para a comunidade Cristã na Síria, dados os desaparecimentos anteriores de dois Arcebispos e os ataques documentados e deliberados do clero e leigos da milícia Islâmica. A CSW insta todas as partes em conflito a aderir aos padrões humanitários no que diz respeito ao tratamento de civis, líderes religiosos e instituições religiosas, independentemente de credo ou etnia. Solicitamos também a rápida libertação destas freiras e suas associadas para as mãos das autoridades da igreja".

________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: ROMULO MOURA 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here