Síria – situação incerta das freiras de Maaloula

bandeira-siria-1024x683

Os líderes da Igreja síria pedem nossa perseverança na intercessão pela paz e estabilidade no seu país.

Esta chamada para oração segue um ataque que começou em 29 de novembro por Jabhat al-Nusra e outros quatro grupos armados em Maaloula, uma histórica cidade cristã ao norte de Damasco. Lembre-se que nós pedimos oração em setembro, quando houve pesados combates levando muitos moradores a fugir de Maaloula.

Após o último ataque, houveram pesados combates na cidade no dia 2 de dezembro. Os detalhes da situação ainda não são conhecidos. No entanto, parece que os grupos armados de oposição ao governo estão agora controlando as partes superiores da cidade, que incluem o antigo bairro onde o Convento grego ortodoxo St. Thecla e várias igrejas estão localizados.

Há relatos conflitantes sobre a situação das 40 freiras que vivem no Convento, e das crianças órfãs que ficam sob cuidado delas. Alguns relatórios alegam que maioria das freiras (com idade inferior a 60) foram transferidas para um local mais seguro antes do mais recente surto de violência, 21 órfãos foram levados com segurança para Damasco, e que a Madre Superiora, Pelagia Sayyaf, e outras freiras idosas haviam escolhido ficar no convento. Entretanto, a agência de notícias oficial do governo alegou que após a captura da cidade por forças da oposição, a Madre Superiora e outras freiras foram feitas reféns por extremistas. Relatos da mídia que fazem oposição ao governo alegam que as freiras estão sendo protegidas do bombardeio do exército e dos franco-atiradores por forças de oposição. O Patriarca da Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia, John Yazigi, apelou para a libertação segura das freiras e dos órfãos.

Embora muitos relatos afirmem que doze freiras estão sob a custódia das forças de oposição, algumas fontes confiáveis disseram hoje que há cinco, e não doze. E agora estão relatando que a Madre Superiora e as freiras com ela já foram escoltadas para um local de segurança em Yabroud, uma cidade próxima. Enquanto isso, alguns relatos afirmam que 35 freiras continuam no Convento em Maaloula.

A natureza confusa dos relatos em Maaloula reflete a complexidade das crises e o so generalizado dos meios de comunicação para promover as diferentes agendas das partes. 

Uma conferência para buscar o fim do violento conflito está programada para ser realizada em Genebra, no dia 22 de janeiro de 2014. Enquanto isso, os líderes cristãos da Síria, junto com muitas outras vozes, continuam a chamar a atenção para a desesperadora situação humanitária em partes do país. Este desespero é agravado pelo início do inverno e pela negação contínua de acesso para a ajuda humanitária em algumas áreas.

Os cristãos sírios pedem nossas orações para que:

* As freiras de Maaloula permaneçam seguras, juntamente com os órfãos que estão sendo cuidados por elas;

* Os dois bispos sequestrados em abril, o monge desaparecido  desde o início de agosto e outros cristãos mantidos como reféns sejam libertados ilesos;

Os cristãos sírios percebam a presença de Jesus bem perto, e tenham a orientação do Espírito e a proteção do Pai;

* A conferência de Genebra traga imediatos e renovados esforços para acabar com a violência e procure um caminho que respeite todos os diversos grupos étnicos e religiosos da Síria; e,

* A comunidade internacional, em conjunto com aqueles que têm o controle local, possam agir de forma decisiva para garantir que a ajuda humanitária chegue a todos os necessitados.

_______________
Fonte: meconcern.org

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here