Último dia do 8º ENAJURE tem dois painéis e celebração de novos ciclos na ANAJURE

Chegou ao fim o 8º ENAJURE, com realização de dois painéis e um culto solene, na manhã deste domingo (12). O primeiro painel [foto abaixo] trouxe a atuação da ANAJURE nos Estados e o segundo tratou sobre comunidades terapêuticas. No inicial, tivemos mediação da Dra. Raíssa Martins (Coordenadora do Departamento Jurídico da ANAJURE) e exposições do Dr. Mário Freitas (Belém), Dra. Gabriela Moura (Pernambuco), Dra. Danielle Trindade (Sergipe) e Dr. Gabriel Gadens (Santa Catarina).

Os casos analisados foram relacionados à liberdade religiosa na universidade e teorias de gênero; reabertura dos templos religiosos com protocolos; e imposições desproporcionais para igrejas na pandemia, como decretos restringindo os horários/dias de cultos ou passaporte vacinal. Alguns desses relatos tiveram pareceres publicados no Observatório ANAJURE das liberdades civis fundamentais AQUI, AQUI e AQUI.

O último painel do 8º ENAJURE abordou o tema das Comunidades Terapêuticas, com o regime Jurídico e a experiência em Pernambuco. Nele, ouvimos o Deputado Cleiton Collins, a Vereadora Michele Collins e o Dr. Edmilson Almeida, além de dois testemunhos do bom fruto das ações desenvolvidas por comunidades locais.

O Culto de encerramento fecha um ciclo importante com uma mensagem de despedida do Dr. Uziel Santana (fundador da ANAJURE), que, após realização da Assembleia Geral, abdicou da presidência da entidade depois uma década de trabalho voluntário seguido de um ano sabático em 2021. A partir de agora, Dr. Uziel segue como membro da entidade e a Dra. Edna V. Zilli é a presidente efetiva.

[Dr. Felipe Augusto, Dra. Edna V. Zilli, Dr. Uziel Santana e Dr. Gabriel Dayan]

Neste 8º ENAJURE, a ANAJURE encerra o evento celebrando a chegada de seu novo diretor executivo, o Dr. Gabriel Dayan, que assume agora a função anteriormente desenvolvida pelo Dr. Felipe Augusto, atual diretor acadêmico, que atua na entidade desde 2013. Muda também a presidência do Conselho Consultivo Referencial, que era ocupada pelo Reverendo Augustus Nicodemus desde 2012, e será assumida pelo Presbítero presbiteriano Antônio Cabrera Mano Filho.

Conforme registrado em ata da Assembleia Geral do sábado (11), a ANAJURE agradece o intenso e excelente trabalho do Dr. Uziel Santana, Dr. Felipe Augusto e Reverendo Augustus Nicodemos, com menção honrosa aprovada por unanimidade. Somos gratos pelas suas vidas e desejamos as mais ricas bênçãos celestiais sobre eles.