VIA Ultimato: Movimento contra corrupção é lançado por evangélicos no Brasil

A campanha Exposed 2013 foi oficialmente lançada no Brasil, no último sábado (15), durante culto especial realizado na Igreja Congregacional Zona Sul, em Campina Grande, no estado da Paraíba. Na ocasião, foi explicitado o objetivo da mobilização de colocar em prática atitudes concretas contra a corrupção e exortar o povo cristão para que vivam a prática de atitudes honestas em seu dia-dia.

Coordenada no Brasil pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), a mobilização tem caráter global, sendo conduzida em diversos países por organizações cristãs que trabalham simultaneamente para levar adiante ações em favor desse tema tão atual e urgente.

Com a presença de membros de mais de seis denominações evangélicas, a programação incluiu a representação de uma grande multidão clamando em favor de atitudes concretas contra a corrupção e a favor da honestidade. A campanha se baseou na mensagem do livro de Isaías 54:1: “A minha justiça será luz para as nações”.

O preletor convidado, pastor Jorge Noda, fez exemplificações esclarecedoras relacionadas ao tema ‘corrupção’ e enfatizou como os cristãos devem distanciar-se dela. “Esse tema deve ser trabalhado e vivido em nossas igrejas e lares, pois se não for assim, quando os cristãos saírem para cobrar honestidade e transparência dos governantes, a mídia terá tudo documentado e vai dizer que a igreja é falsa e hipócrita, pois cobra da sociedade, o que ainda não vive”, disse Noda, durante reflexão.

Um dos instrumentos utilizados na campanha foi o abaixo-assinado, que pretende reunir um milhão de assinaturas, além ações em redes sociais e divulgações por toda a internet, iniciadas antes mesmo do lançamento oficial.

A ANAJURE realizou ainda na sexta-feira (14) um ato simbólico em frente o Fórum Afonso Campos de Campina Grande, onde foi realizada uma oração em favor da classe política brasileira, em favor dos cristãos no mundo e para que a campanha alcance seus objetivos.

A Campanha Exposed 2013 foi tema de uma edição especial do Programa de Rádio da ANAJURE, quando uma das líderes do movimento no mundo, Amanda Jackson, falou diretamente de Sidney – Austrália para os ouvintes brasileiros. “Não é só no Brasil que pessoas são acusadas e condenadas por causa da corrupção. Queremos conscientizar a população que precisamos mudar o cenário e elas não podem corroborar com suborno e evasão de divisas. A corrupção está em todo lugar e em todas as nações e muito dinheiro é desperdiçado com ela. Dinheiro que poderia ser investido em alimentação, educação e serviços básicos para a população”, disse Amanda. Ouça aqui a entrevista na íntegra.




Números da Corrupção


A corrupção não envolve apenas perdas monetárias: ela é responsável por inúmeras mortes de cidadãos em todo o mundo, direta ou indiretamente afetados pelo problema. Estima-se que, entre os anos 2000 e 2015, somente por causa da sonegação de impostos, poderá haver a morte de 5,6 milhões de crianças nos países em desenvolvimento.





Sobre a Exposed 2013


A Exposed é um movimento contra a corrupção pessoal e institucional levado a cabo por entidades cristãs de todo o mundo e que pretende ser a voz do clamor da população global contra líderes e governantes que não administram em favor do bem comum. O slogan da campanha é “Corrupção Mata! Exponha-a! Denuncie! Ponha um foco de luz na Corrupção”.


O movimento, encabeçado por cristãos, tem como objetivo gerar atitudes de não conformidade com a continuidade de ações corruptas, seja no meio governamental e institucional, seja através das diversas outras formas de corrupção existentes na sociedade, incluindo o próprio meio eclesiástico cristão.





As assinaturas recolhidas no abaixo-assinado serão apresentadas aos líderes das maiores economias do mundo para que entendam que pessoas em todo o mundo desejam maior transparência e honestidades nas ações de sua liderança.





_______


Com informações da ANAJURE








Nota:


A próxima edição da revista Ultimato (julho/agosto) vai trazer a questão da corrupção como tema principal. Aguarde.

—————————

Veja este Post no site da Ultimato

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here