VIETNÃ: bispo apela à comunidade internacional após ataques aos católicos

vietnam-bandeira

O Monsenhor Paul Nguyen Thai Hop, Bispo Católico da diocese de Vinh, na costa centro-norte do Vietnã, apelou por “solidariedade e apoio internacional” após violentos ataques contra Católicos na província de Nghe Na, em 4 de setembro, que deixaram 40 pessoas seriamente feridas.

O Monsenhor Paul Nguyen Thai Hop descreveu a situação para os Cristãos como “perigosa e preocupante”. De acordo com fontes dentro do país, em 4 de setembro a polícia e a milícia usaram gás lacrimogênio, bastões elétricos e cães para deter um protesto pacífico contra a prisão de dois Católicos da paróquia de My Yen.

Os dois homens, Nguyen Van Hai, de 43 anos, e Ngo Van Khoi, de 53 anos, foram presos em 22 de maio, quando homens, que possivelmente eram policiais à paisana, pararam e procuraram Católicos visitando um santuário na comunidade Nghi Phuong. As famílias dos homens foram informadas que eles tinham sido acusados de “perturbar a ordem pública”. Suas comunidades esperavam que fossem libertos como parte do Dia Nacional de Anistia do Vietnã, em 2 de setembro.

Como eles não foram libertados, os Católicos se uniram para protestar em frente ao escritório do Comitê Popular Distrital de Nghi Phuong em 3 de setembro. Algumas fontes sugerem que o chefe do distrito local emitiu uma nota prometendo soltá-los em 4 de setembro; entretanto, quando família e amigos chegaram para buscá-los, receberam a notícia de que tal promessa não havia sido feita. Mais pessoas se juntaram ao protesto, de modo que a polícia, os militares e “capangas” contratados bateram e dispersaram os protestantes, quebrando estátuas religiosas e dando tiros ao ar. Eles também prenderam 15 pessoas, as quais foram liberadas em 5 de setembro.

Após os ataques, a mídia estatal e as autoridades produziram relatórios afirmando que o uso de força pela polícia foi justificado, uma vez que os protestantes estavam armados com bastões e pedras. O próprio bispo também foi alvo de ataques pela mídia do Estado, que o acusou de efetivamente incitar a subversão. Em 16 de setembro, Católicos Vietnamitas responderam com um “ajuntamento por paz e justiça” próximo ao local do protesto.

Em uma entrevista com a Asia News publicada em 18 de setembro, o Mosenhor Paul Nguyen Thai Hop apelou à comunidade internacional e pediu pela observação dos direitos humanos, a libertação dos dois homens detidos, e reparações para as vítimas dos ataques de 4 de setembro.

Benedict Rogers, Líder da Equipe do Leste Asiático da Christian Solidarity Worldwide (CSW), disse: “Os ataques aos Católicos Vietnamitas na diocese de Vinh, tanto físicos quanto verbais, são uma clara violação da liberdade de religião ou crença, liberdade de expressão e liberdade de reunião, como estabelecidas na Convenção Internacional de Direitos Civis e Políticos, da qual o Vietnã é parte. Nós pedimos ao governo Vietnamita a libertação dos dois homens que ainda estão detidos, a interrupção dos ataques às minorias religiosas no Vietnã e da crescente restrição à sua liberdade religiosa”.

____________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: JORGE ALBERTO 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here