VIETNÃ – Estudantes e professores vietnamitas são espancados e temporariamente detidos

vietnãNa noite de 9 de junho, 76 cristãos de uma igreja Menonita na província de BinhDuong, ao norte de Ho Chi Minh, foram espancados e detidos pela polícia, oficiais à paisana e forças de segurança. Ataques esporádicos contra a igreja durante a noite têm acontecido desde então.

De acordo com o relato do Morning Star News, um grupo de 300 a 500 pessoas, liderado pelo delegado local, invadiu a igreja sob o pretexto de “pesquisa administrativa”. As 76 pessoas presentes incluíam estudantes da escola bíblica, professores e líderes da igreja. Após serem espancados, eles foram levados para interrogatório pela polícia e soltas no dia seguinte. Homens desconhecidos também vandalizaram a igreja usando tijolos e pedras.

As mulheres detidas, inclusive adolescentes, estavam detidas em uma sala da delegacia de polícia. Quando elas começaram a cantar juntas, as luzes foram ligadas e algumas foram espancadas por homens que entraram na sala.

Após a liberação delas, os cristãos voltaram ao centro. Vinte dos detidos solicitaram assistência médica por conta de ferimentos causados pelo ataque, mas a polícia os impediu de deixar o centro, de acordo com relatos.

O centro da igreja pertence à uma igreja Menonita não registrada. Uma pesquisa da CSW concluiu que várias congregações Menonitas não registradas têm sido oprimidas e seu líderes detidos por conta de suas atividades religiosas e sua defesa de questões sociais. Algumas famílias pertencentes a estas congregações tiveram suas casas incendiadas por homens desconhecidos, e os líderes das igrejas receberam sentenças de até oito anos de duração por proselitismo e ensino. O registro do governo oferece certo grau de proteção para igrejas, mas o processo é complicado e pode durar 20 anos; algumas organizações acreditam que o registro só aumenta o controle do governo sobre suas atividades.

O Diretor Executivo da CSW, Mervyn Thomas, disse: “O uso excessivo de força pela polícia e agentes de segurança contra estes 76 cristãos menonitas, incluindo adolescentes, que estavam pacificamente exercendo o direito deles a liberdade de religião ou crença, foi completamente injustificado. A CSW insta o governo vietnamita a proteger o direito à liberdade de religião ou crença de todas as minorias religiosas no país, de acordo com o artigo 18 do Pacto internacional de Direitos Civis e Políticos, o qual foi aceito pelo Vietnã em 1982”.

____________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Jorge Alberto l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here