Academia Anajure

Edição 2024

Data e Local

De 7 a 13 de julho de 2024, no Centro de Retiros da Primeira Igreja Batista de Curitiba, na Rua dos Curitibanos, n. 67 - Mandirituba, PR, 83800-000. (40km de Curitiba)

Corpo Docente

Antônio Cabrera
Antônio Cabrera

Membro do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e criador do site Fé & Trabalho (Página Inicial » Trabalho e Fé @‌fe.trabalho). Já foi Ministro da Agricultura e Reforma Agrária, e também atuou como Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. É membro fundador da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, Conselheiro da Associação Reformada de Cultura e Ação Política, Capelão Nacional dos Gideões Internacionais no Brasil e Diretor da Sociedade Bíblica Brasileira. Tema da aula: Liberdade econômica

Dr. Christian M. de Britto
Dr. Christian M. de Britto

Cientista social (UFPR), mestre e doutor em sociologia (UFPR). Membro do grupo de pesquisa em Estudos Transdisciplinares e Multimodais do CNPq. Diretor e professor de antropologia social, sociologia e missiologia na Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba (FATEV), Jocum Brasil, Perspectivas Brasil e outras instituições. Tema da aula: Cosmovisão cristã e epistemologia aplicada às ciências sociais

Dr. Maurício Cunha
Dr. Maurício Cunha

Dr. Maurício Cunha é administrador de empresas, engenheiro, mestre em antropologia social e doutor em políticas públicas. É também fundador do Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI): organização social que atua em sete estados brasileiros com comunidades em situação de vulnerabilidade. É ex-secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente, além de atual Diretor de País do ChildFund Brasil. Tema da aula: Proteção integral à infância

Dra. Edna V. Zilli
Dra. Edna V. Zilli

Dra. Edna V. Zilli é Presidente da ANAJURE, advogada e pós-graduada em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, Direito do Terceiro Setor e Direito Ambiental. É ainda membro da Comissão Especial de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB/PR). Tema da aula: Aspectos práticos da advocacia para igrejas

Rev. Guilherme de Carvalho
Rev. Guilherme de Carvalho

Graduado em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Diretor do L'Abri Fellowship Brasil. Presidente da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência e Pastor da Igreja Esperança em Belo Horizonte (MG).

Dr. Odacyr Prigol
Dr. Odacyr Prigol

Advogado especializado em Direito do Trabalho, Direito Processual Civil, Responsabilidade Civil no Direito do Trabalho e Informatização do Poder Judiciário. É ainda membro Membro da Associação para Liberdade Religiosa e Negócios (ALRN) e da Comissão Especial de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB/PR).

Dr. Acyr de Gerone
Dr. Acyr de Gerone

Vice-presidente da ANAJURE. Especialista em Direito do Terceiro Setor pela Universidade Positivo (2008) e em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pelo curso promovido em parceria entre ANAJURE / MACKENZIE / COIMBRA / OXFORD. Membro fundador da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR e membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/PR.

Desembargador Octávio Campos Fischer
Desembargador Octávio Campos Fischer

Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Doutor em Direito Constitucional Tributário e Mestre em Direito Tributário, ambos pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UniBrasil.

Dr. Flávio Pansieri
Dr. Flávio Pansieri

Professor de Direito Econômico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), com pós-doutorado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez seu mestrado. É ainda doutor em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional.

Dra. Maíra Miranda
Dra. Maíra Miranda

Doutora em direito pela Universidade de Salamanca, ela é Advogada e Professora Titular de Direito Internacional, Direitos Humanos e Direito Constitucional na Unicesumar, onde fez seu mestrado em Direito.

Pr. Lucas Zub Dutra
Pr. Lucas Zub Dutra

Formado em Relações Internacionais pela UNICURITIBA e em Teologia pela FABAPAR, ele é pastor de Jovens na Primeira Igreja Batista de Curitiba e escritor.

Rev. Juarez Marcondes Filho
Rev. Juarez Marcondes Filho

Secretário Executivo do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Pastor efetivo da Igreja Presbiteriana de Curitiba, Bacharel em Teologia (Seminário Presbiteriano do Sul), Especialista em Liderança Avançada (Haggai Institute, Hawai), Mestre em Teologia Pastoral e Doutor em Ministério (Faculdade Teológica Sul Americana).

Guilherme Kilter
Guilherme Kilter

Bacharel em Relações Internacionais pela Unicuritiba; profissional de marketing, especialista na área digital; e criador de conteúdo digital para cristãos em suas redes sociais há mais de três anos. Atualmente, ele também é líder de jovens e adolescentes na Primeira Igreja Batista de Curitiba.

Dr. David T. Koyzis
Dr. David T. Koyzis

Doutor em Filosofia pela Universidade de Notre Dame, foi professor de Ciência Política na Redeemer University College e pesquisador em Política no St. George’s Centre for Biblical and Public Theology. Atualmente, pesquisa na Global Scholars Canada.

Dr. Guilherme Döring
Dr. Guilherme Döring

Doutor e mestre em Direito, formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde também foi professor de Direito Empresarial. Executivo e acionista do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), sediado em Curitiba e considerado o maior conglomerado de mídia do Paraná. Conferencista em defesa da liberdade de expressão e autor dos seguintes livros: “Alienação do poder de controle acionários”, publicado pela editora Saraiva, e “Liberdade e responsabilidade dos meios de comunicação”, da editora RT.

40 BOLSAS DE ESTUDO

A ANAJURE promoverá a 7ª edição do Academia ANAJURE entre os dias 7 e 13 de julho de 2024, no Centro de Retiros da Primeira Igreja Batista de Curitiba, em Mandirituba (PR) (40km de Curitiba). Os 40 participantes selecionados receberão uma bolsa, no valor de R$ 2.000 (dois mil reais), que abrange:

  • Participação nas aulas e palestras;
  • Hospedagem Standard na semana do curso;
  • Alimentação na semana do curso; (check-in no domingo à tarde e check-out no sábado pela manhã);
  • Material Didático;
  • Certificado de conclusão de curso com carga horária de 40 horas.

PROCESSO SELETIVO

As inscrições da turma de 2024 deverão ser efetuadas no site www.anajure.org/academia, até 17/03/2024.

O valor da inscrição (R$140,00) é intransferível e não poderá ser reembolsado em casos de não aprovação no processo seletivo, bem como se o aluno não atendeu o prazo para submissão da documentação exigida. O comprovante deve ser anexado no formulário de inscrição.

Atenção: as despesas com passagens aéreas devem ser pagas pelo participante.

Os inscritos serão submetidos ao Processo Seletivo composto de duas etapas, conforme explicado adiante:

1ª Etapa - Avaliação textual-argumentativa

Dos dias 02/02/2024 até 17/03/2024, os candidatos com a inscrição homologada deverão entregar a documentação abaixo, através de upload no site, para análise da comissão de avaliação:

  • Carta de Motivação: Descrição pessoal e autobiográfica sobre a motivação, interesses e expectativas sobre a participação no curso.
  • Carta de Recomendação Pastoral: Carta do pastor da igreja local em que o candidato congrega, contendo as informações relativas ao testemunho ético cristão e suas atividades eclesiásticas.
  • Carta de Recomendação Acadêmica: Carta do professor ou autoridade acadêmica da instituição de ensino, sobre o desempenho acadêmico do candidato.
  • Texto Dissertativo-Argumentativo: Texto autoral dentro das normas da ABNT, contendo até 1.000 (mil) palavras (excluídas as referências bibliográficas e notas de rodapé), sobre um dos seguintes temas: (i) o lugar da religião no debate democrático em um Estado laico; (ii) contornos e limites do proselitismo religioso no Direito brasileiro; (iii) perspectivas evangélicas sobre a (in)tolerância religiosa no contexto plural brasileiro no século XXI. O texto deverá ser autoral, original e inédito, não sendo aceitos trabalhos produzidos por geradores de texto por inteligência artificial.
  • Histórico Escolar: Documento contendo as notas do aluno.
  • Comprovante de Matrícula/Diploma: Documento que comprove que o aluno está devidamente matriculado ou concluiu o curso de Direito.
  • Termo de Adesão: Documento no qual o participante manifesta sua concordância com as condições de participação no curso.

No caso de problemas na entrega dos documentos pelo site, o candidato deverá encaminhar os documentos supra indicados por e-mail para [email protected].

2ª Etapa - Entrevistas

Os candidatos aprovados na 1ª Etapa serão entrevistados, no modo online, entre os dias 20 e 22/03/2024, em horário agendado e publicado através de edital, no site e nas redes sociais oficiais da ANAJURE.

O resultado final será publicado dia 28/03/2024.

Cronograma

  • Inscrições e envio da documentação: 02 de fevereiro a 17 de março de 2024
  • Divulgação do cronograma das entrevistas: 19 de março de 2024
  • Entrevistas: 20 a 22 de março de 2024
  • Divulgação do Resultado Oficial: 28 de março de 2024
  • Realização Presencial do 7º Academia ANAJURE: 07 a 13 de julho de 2024

Programação



Em breve

LISTA FINAL DOS APROVADOS