Composição da mesa de abertura: Dep. Eros Biondini – Representante do movimento carismático; Dep. Licenciado Roberto de Lucena – Secretário da FPMRAH, Dep. Rômulo Gouveia – Vice-Presidente da FPMRAH, Dep. Leonardo Quintão – Presidente da FPMRAH e do IPP/Brasil; Dr. Uziel Santana- Presidente do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE; e Dep. Áureo Lírio.
No final da tarde desta terça-feira, (17), foram lançados no Congresso Nacional o Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade Religiosa (IPP/Brasil) e a Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMRAH). Na presidência do IPP/Brasil e da FPMRAH está o Deputado Federal Leonardo Quintão. A Frente é constituída por 213 parlamentares da Câmara Federal e do Senado, além de representantes da sociedade civil, como a ANAJURE, e entidades dos países onde o Brasil mantém relações diplomáticas.
O Presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, apresentou detalhes de como surgiu o IPP/Brasil e falou sobre a importância da criação da FPMRAH. "A ANAJURE fica feliz por ter sido canal para a entrada do Brasil no IPP, e por ser membro fundador desta frente, como colaboradora da sociedade civil. Tudo isto com apoio do Itamaraty, do Conselho Nacional de Justiça e do CONARE (Comitê Nacional para os Refugiados), o que vem fortalecer nosso trabalho em defesa das liberdades civis fundamentais no Brasil e no mundo. Foi um evento histórico, porque pela primeiva vez no Brasil parte do congressistas brasileiros organizam um movimento para proteção, defesa e acolhimento de refugiados. A Frente vem nessa direção, pra trabalhar um tema que é também objeto de preocupação de várias nações."
Com o objetivo principal de prestar ajuda humanitária às pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade, a Frente pretende estimular e auxiliar a formulação de políticas públicas de proteção e apoio a refugiados.
A solenidade deste dia 17 foi prestigiada por diversas autoridades políticas e religiosas, entre eles: Parlamentares da diretoria da FPMRAH; e representantes de entidades religiosas, tais como: Marco Cruz – Missão Portas Abertas, Cassiano Batista da Luz – AMTB – Associação de Missões Transculturais Brasileiras, Welinton Pereira da Silva – Visão Mundial, Gilberto Stanchi – OAB/RJ e Igreja Batista Central da Barra da Tijuca; Fábio Nascimento – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Jean Regina – Igreja evangélica Luterana do Brasil, Rafael Rossi e Augusto Felipe Azevedo Rocha – Igreja Adventista do 7º dia, representantes da Missão Mais, da Igreja Batista da Lagoinha, entre outros.
O Deputado Leonardo Quintão junto ao Deputado licenciado Roberto de Lucena também discursaram sobre a importância da atuação parlamentar brasileira em defesa da liberdade religiosa no Brasil e no mundo, destacando que o Brasil é um país com grande potencial para acolher refugados por perseguição religiosa e agradecendo pelo trabalho da ANAJURE na identificação dos casos mais urgentes junto aos parceiros religiosos da entidade, como a Christian Solidarity Worldwide (EUA e Inglaterra) e a Stefanus Aliiance (Noruega), que enviou representantes para apresentar relatórios no Brasil.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a participação de uma família paquistanesa, cujo chefe de família havia sido condenado à morte sob acusação de ter desrespeitado o alcorão e ser encaixado na lei de blasfêmia do país, pela qual nem mesmo o governo local poderia ajudar a livrá-lo da pena de morte. Segundo o refugiado: "qualquer pessoa que se enquadra na lei de blasfêmia não tem permissão para provar sua inocência ou ter alguma proteção policial. Esta pessoa fica totalmente desprotegida diante da lei e dos ataques feitos por extremistas islâmicos."
Família refugiada no Brasil, Felipe Augusto (Tradutor/ANAJURE-PB) e Dr. Jonas Moreno (Diretor de Assuntos para Refugiados e Ajuda Humanitária/ANAJURE )
A família chegou ao Brasil este ano após cerca de 5 meses de negociação. A vinda deles teve apoio do governo brasileiro que ajudou nas ações diplomáticas. A ANAJURE, junto a entidades parceiras nacionais e internacionais, trabalha para que estes refugiados possam recomeçar a vida com liberdade religiosa e de expressão em terras brasileiras.
Foto de Leobark
No final da programação, o Dr. Knox Thames (Diretor de política e pesquisa da Comissão Internacional de Liberdade Religiosa do Governo dos EUA), Anna Lee (Pesquisadora da Christian Solidarity Worldwide) e Ed Brown (Pesquisador da Stefanus Alliance) apresentaram um painel sobre liberdade religiosa no contexto nacional e internacional e direito dos refugiados, e informaram que 75% das pessoas no mundo vivem em algum país com restrições à liberdade religiosa.
Fotos de Leobark
Fotos de Leobark
Após isto, eles entregaram ao Dep. Leonardo Quintão, presidente da FPMRAH, relatórios atualizados sobre perseguição religiosa em vários países, que já estão traduzidos para o português e serão divulgados em breve no site da ANAJURE.
________________________________________
Matéria: Wanda Galvão e Fernanda Bezerra l ANAJURE
Fotos: Leobark e ANAJURE