Anajure

Edna V. Zilli

Presidente da ANAJURE

No ano de 2021 a ANAJURE celebrou seus nove anos de existência e, para mim, foi uma honraservir a entidade enquanto presidente interina.

Em 2021, nós crescemos como associação, mas também (ch)oramos e confiamos no Senhor para nos conduzir em Sua boa vontade. Estivemos interinamente à frente da organização, e assumimos agora a presidência efetiva com alegria, gratidão e muita oração para este dever a mim confiado pela Graça de Deus.

Nosso Observatório das Liberdades Civis Fundamentais teve 19 casos de violações, bem menos que 2020, que registrou 41, e isso é muito bom! Significa que tanto a pandemia de Covid-19 tem diminuído quanto que o diálogo com o Poder Público contra decretos abusivos tem melhorado. Já no Supremo Tribunal Federal (STF), fizemos cinco peticionamentos e monitoramos 14 processos, metade dos quais já somos habilitados como amicus curieae.

Na agenda anual, além de realizar o 8º Encontro Nacional de Juristas Evangélicos (ENAJURE) em Gravatá, Pernambuco, também promovemos o 5º Academia ANAJURE para 30 alunos bolsistas, em Sairé/PE, numa parceria com o Instituto Pernambucano de Ensino (IAPE).

Para a área acadêmica, lançamos o volume 2 da Revista Brasileira de Direito e Religião (ReBraDiR). Ainda no âmbito educacional, lançamos também duas pós-graduações: um MBA voltado à Gestão de Organizações Religiosas e Terceiro Setor com a Franklin Covey, e uma especialização em Direitos Humanos e Cosmovisão Cristã com a Faculdade Internacional Cidade Viva!

Avançamos em nossa atuação jurídica de assistência para líderes religiosos, educadores e missionários de diversas denominações, escolas e universidades confessionais, além das agências missionárias parceiras. Também prosseguimos com importantes parcerias ligadas à ajuda humanitária, especialmente para os afegãos, após a tomada do poder no Afeganistão pelo Talibã em agosto do corrente ano, através da Coalizão Brasil-Afeganistão.

Entramos em 2022 com a expectativa de seguirmos trabalhando em defesa das liberdades civis fundamentais e contando com o nosso Senhor, que é poderoso para confirmar o trabalho das nossas mãos.

Em Cristo,

Edna Vasconcelos Zilli
Presidente da ANAJURE