Visto como um dia histórico pelo presidente da ANAJURE devido ao apoio para ações do ANAJURE Refugees manifestado por embaixadores de países árabes, Oriente Médio e Norte da África, na noite da última quarta-feira (23), a Embaixada da Palestina sediou um jantar de trabalho que reuniu representação da Frente Parlamentar para Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMRAH), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) e Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) com embaixadores para iniciar um diálogo de cooperação para que o trabalho de ajuda a refugiados seja potencializado.
Estavam presentes na ocasião:
- Dr. Uziel Santana – Presidente da ANAJURE
- Leonardo Quintão – Presidente da FPMRAH
- Ibrahim Alzeben – Embaixador da Palestina no Brasil
- Malek Twal – Embaixador da Jordânia no Brasil
- Isabel Marquez – Representante do ACNUR no Brasil
- Luiz Fernando Godinho – Oficial de Informação Pública l ACNUR/Brasil
- Ligia Maria Scherer – Embaixadora diretora do Departamento de Oriente Médio (DOM) do Itamaraty
- Eduardo Uziel – Chefe da Divisão do Levante Levante l Divisão do Oriente Médio I Itamaraty
- Adriana Tescari – Subchefe da Divisão do Levante l Divisão do Oriente Médio I Itamaraty
- Gustavo – Divisão das Nações Unidas – DNU l Itamaraty
- Bernardo Laferte – (representando Gustavo José Marroni de Castro Sampaio, Secretário Nacional de Justiça)
- Flávia Ribeiro Rocha Leao – Coordenadora do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE)
- Jô Moraes – membro da FPMRAH
- Carlos Marun – membro da FPMRAH
- Joseph Sayah – Embaixador do Líbano no Brasil
- Mohammed Ahmed Hassan Alhayki – Embaixador do Catar no Brasil
- Bashar Alduwaisan – Encarregado de Negócios da Embaixada do Kuwait no Brasil
- Alaaeldin Wagih Mohamed Roushdy – Embaixador do Egito no Brasil
- Toufik Dahmani – Embaixador da Argélia no Brasil
- Arshad Omar Esmaeel – Embaixador do Iraque no Brasil
- Nacer Alem – Embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil
- Nabil adghoghi – Embaixador de Marrocos no Brasil
- Wagne Abdoulaye Idrissa – Embaixador da Mauritânia no Brasil
- Sabri Bachtobji – Embaixador da Tunísia no Brasil
- Ahmed Yousif Mohamed Elsiddig – Embaixador do Sudão no Brasil, entre outros.
Entre as ações do ANAJURE Refugees a serem implementadas em 2017 estão a continuação de desenvolvimento e execução de projetos relacionados à ajuda humanitária, desenvolvimento social, desenvolvimento humanitário e reassentamento de refugiados, tendo como principal alvo a promoção da educação de crianças e jovens em situação de risco ou vítimas de conflitos no Oriente Médio e Ásia Central. A abertura de um escritório específico para essas demandas está previsto para ser inaugurado no Líbano em fevereiro de 2017, com ações que incluem:
– Projeto educacional no Curdistão: Pretendemos iniciar um projeto educacional de inicialmente dois anos de duração junto com o Ministério de Educação do Curdistão a fim de servir a crianças e jovens vítimas de conflitos.
– Projeto educacional no Egito: Criação de escolas no Sul do Egito a fim de atender cerca de 3.000 crianças em situação de risco.
– Projeto educacional no Paquistão: Assim como os demais, busca atendar crianças marginalizadas, independentemente da religião, sejam elas cristãs, muçulmanas ou hindus.
No total, os três projetos alcançarão cerca de 6.000 pessoas.
– Canal educativo para TV via satélite: Após uma extensa pesquisa realizada no Iraque, Jordânia, Iraque, Egito e Líbano, vimos que a TV via satélite é um dos meios de comunicação mais difundidos no Oriente Médio e por isso pretendemos criar um canal de televisão juntamente com o SAT 7 a fim de transmitir programas educativos para todos os 22 países de língua árabe. Toda a programação será feita levando em consideração as necessidades locais e os principais métodos educacionais modernos.
– Reassentamento de refugiados no Brasil: Pretendemos também, reassentar no Brasil 15 famílias de refugiados cristãos que se encontram na Tailândia, cerca de 100 pessoas vítimas de perseguição religiosa.
“Nossa gratidão ao Embaixador da Palestina e da Jordânia, Ibrahim Alzeben e Malek Twal, por facilitar o nosso trabalho e por hospedar nossa reunião e jantar, assim como ao presidente da FPMRAH, Dep Leonardo Quintão pelos esforços empreendidos e apoio constante. Seguimos firmes e com pressa, porque a causa é urgente”, disse o Dr. Uziel Santana.