Teve início ontem (16) a segunda edição do Academia ANAJURE. O curso, que teve a sua abertura oficial no último domingo (15) na Primeira Igreja Batista de Anápolis – GO, onde os alunos ouviram a ministração do Pr. Élio Moraes, vai até a próxima sexta-feira, com palestras, debates e programação cultural, no Centro Universitário de Anápolis-GO (UniEvangélica), em sistema de internato.
O Academia ANAJURE é um programa de treinamento direcionado a estudantes de graduação e recém-formados em Direito, organizado pela ANAJURE, com vistas à formação numa Cosmovisão Cristã aplicada às Ciências Jurídicas, baseando-se nas mais importantes teorias existentes no establishment acadêmico, que comprovam que o Cristianismo foi decisivo para a formação do Estado Democrático de Direito e sistemas jurídicos nacionais do mundo contemporâneo.
No primeiro dia de palestras, após as boas-vindas dadas pelo Dr. Augusto Ventura, em nome da Associação Educativa Evangélica, e pelo Dr. Daniel Costa, representando a Reitoria da Unievangélica, o Dr. Uziel Santana, presidente da ANAJURE, proferiu a palestra inicial, intitulada “O jurista cristão numa sociedade pós-moderna, pós-moral e antirreligiosa”. Durante a sua fala, o Dr. Uziel trouxe uma série de relatórios referentes aos diversos tipos de violação à liberdade religiosa ao redor do mundo, explanando os aspectos jurídicos e políticos relacionados à temática, tanto ao longo da história como na contemporaneidade, com especial referência à violência simbólica. Em um segundo momento de sua preleção, foi trazida aos alunos a reflexão sobre a importância da teoria do “pós-secularismo” para a reinserção dos argumentos religiosos no debate público, mostrando a legitimidade da participação de cristãos na esfera pública.
Ainda pela manhã, em uma seção chamada de Think-Tank ANAJURE, o Dr. Uziel Santana apresentou aos alunos a história de fundação da ANAJURE e toda a estrutura da instituição. Além dele, o Dr. Jonas Moreno, o Dr. Valmir Nascimento, a Dra. Edna Zilli e o Dr. Augusto Ventura, diretores da ANAJURE, falaram de suas atribuições e trabalhos desempenhados. Dr. Felipe Augusto, coordenador do Academia ANAJURE, tratou das ações e esforços da organização perante o Supremo Tribunal Federal. Nesse momento, os participantes do programa tiveram a oportunidade de questionar sobre a resoluções de problemas jurídicos à luz da cosmovisão cristã, em um período de perguntas e respostas.
Na parte da tarde, o Dr. Valmir Nascimento ministrou uma palestra com o tema O Cristão e a Universidade, discorrendo acerca da importância do Cristianismo para a produção científica e os desafios que os cristãos enfrentam na universidade.
Nesta terça-feira (17), as atividades do Academia ANAJURE prosseguem com palestras ministradas pelo Pr. Aurivan Marinho, Pr. Pedro Dulci, Dr. João Batista Cavalcante e Dr. Geraldo Ventura.
Para maiores informações sobre o curso e cobertura ao vivo, acesse as redes sociais da ANAJURE.