INSCRIÇÕES ABERTAS! Participe gratuitamente do 10º Congresso Internacional da ANAJURE

Estão abertas as inscrições para o 10º Congresso Internacional da ANAJURE, que ocorrerá em 5 de junho, no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília, no Distrito Federal. Este ano, o tema central do evento será “Educação e Liberdade Religiosa: Democracia, Pluralismo e Confessionalidade”. Nesta edição, temos o apoio da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília (FPMB), cujo diretor geral, Dr. Mac Cartaxo, estará na mesa de abertura.

O congresso reunirá palestrantes e convidados especiais para mesas de discussão que contribuirão para o debate público relacionado  à liberdade educacional, ensino confessional e educação domiciliar, tendo como horizonte as discussões em torno da elaboração do Plano Nacional de Educação (2024-2034). 

Nesse sentido, um dos painéis confirmados terá o Ministro Sérgio Kukina, que discutirá “liberdade educacional enquanto direito humano e fundamental, e seu lugar na ordem constitucional brasileira”. Ele é Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2013 e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também se especializou em Direito Contemporâneo. Especialista em Ciências Penais pela Universidade Federal do Paraná, Sérgio Kukina foi ainda professor visitante nessa mesma universidade e em outras outras entidades educacionais, como a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Escola Superior de Advocacia da OAB/PR.

Neste mesmo painel, também teremos a presença do Dr. Eduardo Sabo, que é Procurador dos Direitos do Cidadão do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha; com pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pelo Centro de Estudos Interdisciplinares Ius Gentium Conimbrigae, da Universidade de Coimbra, em Portugal; Conselheiro e Membro do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

Teremos ainda a presença do Dr. Kevin Mannoia: Doutor em Filosofia (Ph.D.) pela Universidade do Norte do Texas, Bacharel em Artes (BA) pela Roberts Wesleyan College e Mestre em Divindade (M.Div.) pela Trinity Evangelical Divinity School. Atualmente, ele preside o Conselho Internacional para a Educação Superior (ICHE), organização que reúne entidades educacionais cristãs de todo o mundo, e é consultor pastoral da Igreja Metodista Livre no sul da Califórnia. Mannoia é ainda professor de teologia na Azusa Pacific University e atuou como presidente da Associação Nacional dos Evangélicos dos EUA de 1999 a 2001. O tema que ele discutirá no evento focará na integração entre a fé e o ensino no projeto de construção de uma educação confessional.

Outro painel da programação abordará o lugar da educação confessional em meio ao pluralismo democrático. Um dos painelistas já confirmados é o Prof. Evandro Silva Soares, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília; mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público e em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército. É doutorando em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Além dos já mencionados, o congresso receberá também o teólogo e educador Dr. Adolfo Suárez, que é o atual reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT) e diretor do departamento de Espírito de Profecia da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a América do Sul. Mestre e doutor em Ciências da Religião, com pós-doutorado em Teologia, é autor de diversos livros, e membro da Adventist Theological Society e da Society of Biblical Literature. Suárez abordará perspectivas latino-americanas de integração entre fé e ensino.

A participação no congresso é gratuita e será aberta a todos os interessados no tema, mediante inscrição.

Acesse o site do evento AQUI e inscreva-se!