A ANAJURE recebeu hoje da CSW (Christian Solidarity Worldwide) notícias atualizadas sobre o sequestro dos Bispos ortodoxos sírios. As informações enviadas pela entidade inglesa parceira seguem detalhadamente abaixo.
Assim também, o Dr. Tiago Santos, Diretor de Assuntos Internacionais, está em contato direto com o representante da Arquidiocese Ortodoxa Síria de Allepo, Razek Siriani, a fim de obter informações mais precisas sobre o caso.
Segundo o Dr. Uziel Santana, para pressionar politicamente as autoridades sírias a fim de obterem uma solução para o caso, a ANAJURE enviará um representante para encontrar o embaixador da Síria, Mohammed Ail Khaddour, nos próximos dias. "Continuemos orando e agindo. Tanto pelos bispos, quanto por todos os cristãos que tem sofrido com a perseguição na Síria. O momento é de muita apreensão e violência, mas cremos que o Senhor ajudará os nossos irmãos nesta difícil situação" – Disse o presidente da ANAJURE.
______________________________________________________________________________________________
No início desta semana, agências de notícias relataram que o Bispo Boulos “Paul” Yazigi e o Bispo Yohanna Ibrahim, que foram sequestrados na segunda-feira, tinham sido libertados. No entanto, estes relatos foram incorretos.
Fontes da igreja que inicialmente tinham registrado a libertação, agora voltaram atrás acerca do relato. Os dois Arcebispos permanecem em cativeiro e podem estar em grave perigo. Ambas as partes do conflito Sírio tem negado a responsabilidade pelos sequestros e prometerem encontrar os dois homens. A CSW está monitorando continuamente a situação e articulando para uma ação internacional que assegure a libertação deles.
Declarações condenam o sequestro
A Aliança Universal Assíria (uma organização de proteção às organizações Assírias) disse:
“Nós estamos profundamente consternados por outro ato bárbaro contra os Cristãos na Síria. Na segunda, 22 de abril de 2013, a Arquidiocese Ortodoxa Siríaca de Aleppo disse que o Arcebispo Paul Yazigi, da Arquidiocese Ortodoxa de Aleppo e o Arcebispo Yohanna Ibrahim, da Arquidiocese Ortodoxa Siríaca de Aleppo, foram sequestrados enquanto voltavam na estrada entre Antioquia e a cidade de Aleppo, ao norte da Síria. O sequestro destes dois importantes oficiais da igreja é um claro ato de intimidação que objetiva a retirada de Cristãos de suas terras históricas.
A Aliança Universal Assíria (AUA) condena fortemente este ato de terrorismo e apela aos governos mundiais, às Nações Unidas, todas as organizações governamentais regionais e internacionais pela sua intervenção imediata para assegurar a libertação dos dois Arcebispos e para que prestem atenção à situação crítica dos Assírios no Oriente Médio, especialmente na Síria e no Iraque”.
Esta manhã a União Europeia também fez uma declaração sobre os dois Arcebispos:
Declaração pelo porta-voz da Representante da União Europeia Catherine Ashton sobre o sequestro do Bispo Boulos Yazigi e do Bispo Yohanna Ibrahim:
“A Representante está muito preocupada com a incerteza que cerca o destino do Bispo Paul Yazigi e do Bispo Yohanna Ibrahim. Eles foram sequestrados em 22 de abril por homens armados e o motorista deles foi morto, enquanto voltavam para Aleppo, onde eles são líderes de suas respectivas igrejas.
A Representante está consternada pelo fato de que líderes religiosos, cujo papel é cuidar das necessidades espirituais das suas comunidades, estão se tornando alvos do conflito Sírio. Não pode haver justificativa para tais ataques. Ela condena todos os atos de violência e sequestros na Síria. Civis inocentes, líderes religiosos e trabalhadores humanitários não devem ser vitimados por este terrível conflito.A Representante pede pela libertação imediata dos bispos sequestrados e o retorno deles em segurança para suas comunidades”.
Na quarta-feira, o Papa Francisco pediu pelo rápido retorno dos Arcebispos
Durante sua audiência geral na Praça de São Pedro, o Papa Francisco apelou para os Arcebispos “serem devolvidos rapidamente às suas comunidades”, e pediu por um fim do derramamento de sangue na Síria. Um porta-voz do Vaticano tinha descrito antes os sequestros como “uma dramática confirmação da situação trágica em que o povo Sírio e sua comunidade Cristã estão vivendo”.
Os sequestros têm sido também condenados por vários líderes Muçulmanos da região.
O que eu posso fazer?
Orar
Agradecemos a todos os apoiadores da CSW por terem orado pelos Arcebispos. Por favor, continuem a orar pela segurança e libertação deles, e compartilhe este pedido de oração no Facebook. Também lembrem-se de orar pela família e amigos do motorista que foi morto durante o sequestro, pedindo que Deus os conforte e sustente.
Por favor, junte-se a nós em oração pela Síria como parte do Dia Mundial dos Refugiados, em 23 de junho de 2013.
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: JORGE ALBERTO
___________________________________________
Veja também: