Na noite do último domingo (01), durante um festival de música country em Las Vegas, um homem de 64 anos matou 59 pessoas e deixou cerca de 527 feridos ao abrir fogo contra uma platéia de aproximadamente 22 mil pessoas que assistiam uma apresentação.
Identificado como Stephen Paddock, o atirador fez disparos por vários minutos levando a multidão ao pânico. Sem ter lugar para se proteger, as pessoas se jogaram no chão e tentavam correr de um lado para outro para sair do alvo dos tiros.
Tudo isso ocorreu no último dia do festival de música, às 23h, horários local, enquanto o cantor country Jason Aldean estava se apresentando. Jason e as pessoas só entenderam o que estava acontecendo alguns segundos após os disparos haverem começado.
O atirador estava fazendo disparos de um quarto no 32° andar do hotel Mandalay Bay. Quando a polícia entrou no quarto em que ele estava, o mesmo já se encontrava morto e ao seu lado haviam dez armas.
O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque através da sua agência de notícias, Amaq News. Contudo, o FBI afirma que não há evidências para tal afirmação e que o atirador não apresenta nenhuma conexão com o grupo terrorista. Por esses motivos, ainda não se sabe qual foi a motivação do massacre.
Esse ataque armado tem sido considerado o maior na História dos Estados Unidos, seguido pelo que ocorreu na Boate Pulse em 2016, Orlando, que deixou 49 mortos.
__________________________________________________
Fontes: Reuters, El Pais Brasil, O globo, G1, Gazeta Web
Foto: Reuters
Por: Redação l ANAJURE