Meios de comunicação do mundo inteiro relatam que militantes do Estado Islâmico capturaram cerca de 90 pessoas de vilarejos cristãos assírios no nordeste da Síria.
Com informações ainda mais duras, o Pr. Mário Freitas, presidente da Missão MAIS, parceira da ANAJURE, informou na noite desta terça (23): "cristãos da região afirmam que TODOS OS HOMENS da cidade foram assassinados, e mulheres e crianças levadas cativas. Igrejas foram destruídas e propriedades tomadas, tudo mediante a utilização de pesadíssimos armamentos e veículos de guerra. Tal Hermez e Hazaka ficam a menos de 300 km de Mossul (Iraque), que hoje é a capital do califado. A região possui grande número de cristãos. Segundo a Agência Síria de Informações (SANA), essa conquista é estratégica pois abre acesso na direção da Turquia."
Essa área da Síria é estrategicamente importante na luta contra o Estado Islâmico porque faz fronteira com territórios controlados pelo grupo no Iraque, onde, no último ano, o grupo extremista cometeu atrocidades contra a comunidade yazidi.
_________________________________
Com informações da Missão MAIS e Agência Reuters