Com apoio da liderança do Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade Religiosa – IPPFoRB (sigla em inglês – International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief), cujo coordenador no Brasil é o Deputado Federal Leonardo Quintão, também autor do Projeto de Lei “Estatuto Jurídico da Liberdade Religiosa” com número PL 1219/2015 (veja aqui), que foi elaborado por uma Comissão de Juristas da ANAJURE, na próxima quarta-feira (17), acontecerá um encontro entre representantes de várias religiões no Brasil com os presidentes da Câmara dos Deputados Federais e do Senado Federal, Deputado Eduardo Cunha e Senador Renan Calheiros, assim como com o Vice-Presidente da República, Michel Temer, para apresentação do PL, com o objetivo de acelerar a votação do texto na Câmara e no Senado, em defesa da liberdade religiosa.
Veja abaixo as entidades que estarão representadas nas audiências do dia 17:
– A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
– Associação Internacional Escolas Cristãs – ACSI/Brasil
– Aliança Evangélica Brasileira
– Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil
– Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)
– Asas do Socorro
– Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE)
– Associação da Igreja Metodista
– Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios (AECEP)
– Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB)
– Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA)
– Associação Nacional de Entidades Adventistas de Educação no Brasil
– Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos
– Confederação das Uniões Brasileiras da Igreja Adventista do Sétimo Dia
– Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
– Confederação Israelita do Brasil (CONIB)
– Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (CONPLEI)
– Convenção Batista Brasileira
– Convenção Batista Independente
– Convenção Batista Nacional
– Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS)
– Igreja Adventista Para a América do Sul.
– Igreja Evangélica Luterana do Brasil
– Igreja Metodista do Brasil
– Igreja Metodista Livre
– Igreja O Brasil para Cristo
– Igreja Presbiteriana do Brasil
– Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
– Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil
– Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
– Missão Portas Abertas
– Sepal
– Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
– Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
– Universidade Presbiteriana Mackenzie
Para o Presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, este é um momento histórico para a sociedade brasileira porque religiões de diversas matizes, principalmente a cristã, estarão reunidas para juntas lutarem pelo principal direito humano fundamental, que é a liberdade religiosa. "Trata-se de uma inciativa que vem a responder de modo propositivo e democrático à onda de violações reais, como ocorre no Oriente Médio, assim como violações de ordem simbólica, como ocorre diuturnamente no Brasil, ao principal direito humano fundamental, qual seja, a Liberdade Religiosa. Este PL, elaborado com esmero e cuidado por uma comissão de juristas da ANAJURE, e ratificado pela autoria do Excelentíssimo Deputado Leonardo Quintão, certamente contribuirá para o aprofundamento do Estado de Democrático de Direito no Brasil".
O Deputado Quintão, autor da iniciativa e coordenador do movimento de parlamentares para a liberdade religiosa no mundo – o IPPFoRB – disse: “em momentos como esse, o parlamento dá uma resposta de qualidade aos problemas que enfrentamos no que concerne à liberdade religiosa, como um direito de todos e para todos, desde o teísta, passando pelo não teísta e chegando ao ateísta. O Brasil deve ser protagonista neste cenário protetivo. Por isso, com alegria reunimos este conjunto de autoridades religiosas para demonstrar que o nosso projeto – fruto do meticuloso trabalho da ANAJURE, coordenado pelo Dr. Uziel Santana – é uma legislação de suma importância para o nosso país, servindo, inclusive, de modelo para outras nações”.
Leia também: PL 1219/2015 para criação do Estatuto Jurídico da Liberdade Religiosa no Brasil é protocolado pela FPMRAH e ANAJURE no Congresso Nacional
________________________
Por Wanda Galvão l ANAJURE