ANAJURE e FPMLRRAH participam de sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Ano da Tolerância

 

Na manhã desta quinta-feira (12), o presidente da Frente Parlamentar Mista de Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRRAH), Deputado Federal Roberto de Lucena, conduziu a Sessão Solene em homenagem ao Ano da Tolerância na Câmara dos Deputados. A ANAJURE esteve presente, representada pela Dra. Edna Zilli, Diretora de Assuntos Parlamentares da instituição. Compuseram a mesa inaugural, ainda, o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional; Dr. Abdelrahman Almaazmi, encarregado de negócios da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília. A Sessão contou também com a presença de embaixadores e autoridades diplomáticas, senadores, deputados federais, e membros da sociedade civil.

O ano de 2019 foi declarado pelos Emirados Árabes Unidos como o Ano da Tolerância, tendo em vista principalmente o fato de que o país do Oriente Médio tem 88,4% de sua população composta por estrangeiros. A criação de um ano especial para celebrar e promover a Tolerância ganhou forte visibilidade internacional, a partir da realização de ações em cooperação com organismos não governamentais do mundo todo, e que foi implementado no Brasil por meio da articulação da ANAJURE com o Presidente da Frente Parlamentar pela Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária, Deputado Federal Roberto de Lucena.

Durante a sua fala na Sessão Solene, O Deputado declarou que estava “muito contente pelas vias diplomáticas ao qual o Brasil vem se posicionando com os Emirados Árabes para promoção da tolerância não apenas no Brasil ou no Oriente Médio, mas no mundo todo”, e que “a tolerância e a coexistência pacífica é tão importante que a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas estabeleceu, por unanimidade, o dia 22 de agosto como sendo o dia das vítimas de atos de violência baseados em religião ou crença (…) importante ressaltar que, como países amigos, temos responsabilidade mútua de combater o extremismo, o preconceito, o ódio e a perseguição religiosa”.

O Dr. Abdelrahman Almaazmi afirmou que os Emirados Árabes vêm desenvolvendo um trabalho na região para efetivar a consciência da tolerância religiosa em todas áreas, como educação, políticas públicas. Segundo ele, “foi criado, na estrutura do governo, um órgão equivalente a um Ministério, chamado Comitê Supremo de Tolerância Nacional. Somente no primeiro semestre de 2019, os Emirados Árabes lançaram mais de 1.400 iniciativas para promover os valores de tolerância no país”.

A Dra. Edna Zilli avaliou que “um evento como esse serve para chamar a atenção para um problema atual e que demanda urgente intervenção internacional: a intolerância religiosa. A perseguição aos cristãos, por exemplo, é uma triste realidade, que viola os mais básicos direitos e garantias individuais. Ao participar desta sessão solene, a ANAJURE reforça seu compromisso institucional de combate a intolerância e perseguição religiosa, como tem feito ao longo de sua história”.

Por fim, o Presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, declarou “Parabenizamos os Emirados Árabes Unidos pela iniciativa. A ANAJURE tem dialogado, constantemente, com os embaixadores dos países do chamado MENA [Médio Oriente e Norte da África], no sentido de cooperar para que qualquer ato de intolerância religiosa seja combatido pelos seus governos e espera que nos próximos meses essa aproximação, entre o MENA e os evangélicos, possa fortalecer os vínculos de amizade e paz entre o Brasil e essas nações, cooperando assim para que atos de perseguição e intolerância religiosa sejam cessados.

 

Imagens do Plenário durante a Sessão Solene em homenagem ao Ano da Tolerância na Câmara dos Deputados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here