ANAJURE, FPMLRRAH e FPE reúnem líderes evangélicos e embaixadores da Liga Árabe em Brasília

 

[ANAJURE, FPMLRRAH e FPE, líderes evangélicos e embaixadores da Liga Árabe reunidos em Brasília]

 

Com coordenação do Dr. Uziel Santana e do Sr. Ibrahim Alzeben – decano do Conselho dos embaixadores dos países árabes no Brasil –, a Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRRAH), Frente Parlamentar Evangélica (FPE) e Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) realizaram nesta terça-feira (19) um encontro entre embaixadores da Liga Árabe e lideranças evangélicas brasileiras: o Brazil-Arab League Forum on Freedom of Religion or Belief, ocorrido na sede da Embaixada da Palestina no Brasil.

Por parte das lideranças evangélicas, estiveram presentes representantes da Associação de Missões Transculturais Brasileiras, Convenção Batista Nacional, Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Brasil, Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja o Brasil para Cristo, Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista no Brasil, Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Metodista Livre. Representando a Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária – FPMLRRAH – esteve o seu presidente, Deputado Roberto de Lucena, e a Frente Parlamentar Evangélica (FPE) – também com o seu presidente, Deputado Silas Câmara. Pela ANAJURE, além do presidente, Dr. Uziel Santana, a Diretora de Assuntos Públicos, Dra. Edna Zilli e os assessores, Dr. Tercyo Dutra e Isadora Mendes.

O objetivo da reunião foi aprimorar a colaboração e o diálogo em matérias de liberdade religiosa, direitos humanos, refugiados e ajuda humanitária no Brasil e nos países árabes, construindo laços de paz, amizade e cooperação entre muçulmanos, cristãos e minorias religiosas. Foram tomadas para várias decisões, sendo a principal delas a criação de um grupo de trabalho para a consecução dos encaminhamentos feitos durante a reunião de ontem.

Estiveram presentes os embaixadores da Palestina, Líbano, Argélia, Mauritânia, Marrocos, Tunísia, Emirados Árabes, Omã, Sudão, Catar, Kuaite, Arábia Saudita, Egito, Bahrein, Jordânia, Líbia, Iraque e Liga Árabe.

“Este encontro histórico, dialogando sobre casos de perseguição religiosa e cooperação é um passo muito importante. Tivemos dois encontros preparatórios antes e hoje se realizou, na Embaixada da Palestina, a rodada de conversações que nos abriu uma série de portas que podem beneficiar tanto cristãos quanto muçulmanos na pauta da liberdade de fé e crença, além de outras pautas que dizem respeito aos interesses dos nossos povos e nações. Cremos piamente que temos uma avenida de oportunidades adiante para que a intolerância e perseguição religiosa seja firmemente combatida. Quero agradecer especialmente ao decano do conselho de embaixadores árabes no Brasil, Sr. Alzeben pela receptividade e grande trabalho de convencimento junto aos seus pares.”, disse o Dr. Uziel Santana.

O Presidente da ANAJURE também destacou que, em relação ao conflito Israel/Palestina, segundo os mais elevados princípios do Direito Internacional, o grupo lutará unido para uma solução pacífica entre todos os envolvidos: “Entendemos que a solução do conflito Israel/Palestina é importante e o Brasil pode ter um papel central nisso. Conforme foi amplamente discutido, Jerusalém é a capital das religiões monoteístas e é um local que, em respeito à sua historicidade, devemos sempre lutar para que haja paz.”, finalizou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here