ANAJURE se reúne com cúpula do segmento evangélico para apresentar relatório de trabalho e planejamento de 2019

0
1303

acd901bd-d906-4c15-82c3-5f16c4265994
[Mesa de abertura na reunião para prestação de contas da ANAJURE aos seus parceiros. Na imagem, diretores da ANAJURE e o Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Dr. Davi Charles Gomes]

dfd1e29f-aa62-4d70-806e-f882b41ff37e

[Momento devocional com o Reverendo Augustus Nicodemus]

Diretores e coordenadores da ANAJURE estiveram na manhã desta terça-feira, (12), em São Paulo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, reunidos com 28 instituições nacionais representativas das igrejas, agências missionárias, cientistas cristãos e escolas/universidades confessionais de todo o país, com o objetivo de mostrar o relatório de atividades da ANAJURE de 2018 e discutir o planejamento de ações previstas para o ano de 2019. A reunião foi aberta por uma devocional ministrada pelo Reverendo Augustus Nicodemus, que é presidente do Conselho Consultivo da ANAJURE, e seguiu com a exposição do Dr. Uziel Santana.

“Além de prestar contas do nosso serviço também é nosso interesse ouvir os parceiros da ANAJURE sobre suas necessidades específicas, com a finalidade de atendê-los em nosso planejamento deste ano e seguir as parcerias em defesa das liberdades civis fundamentais”, afirmou o Dr. Uziel Santana (presidente – ANAJURE), que esteve acompanhado do Dr. Jonas Moreno (vice-presidente – ANAJURE), Dra. Edna Zilli (diretora de assuntos parlamentares – ANAJURE), Dr. José do Carmo Veiga (Membro honorário da diretoria da ANAJURE), Dr. Acyr de Gerone (diretor jurídico – ANAJURE), Dr. Alexandre Maia (diretor de assuntos denominacionais – ANAJURE), Dr. Roberto Tambelini (diretor administrativo – ANAJURE), Dr. Felipe Augusto (Assessor jurídico da ANAJURE). Estiveram presentes ainda membros do Conselho de Representação Estadual de São Paulo: Dra. Sindy Santiago (coordenadora), junto ao Dr. Tiago Pereira e Dra. Gabriela Andrade.

Como parte da apresentação do relatório de atividades de 2018, destacou-se a realização dos módulos nacionais e internacionais da Pós-graduação em Direitos Humanos Fundamentais, a 2ª edição do Academia ANAJURE, o 5º Congresso de Liberdades Civis Fundamentais no STJ e o 5º ENAJURE, visando a formação e capacitação de juristas cristãos do país. Além disso, foram apresentados os avanços do trabalho de Advocacy internacional, especialmente na Organização dos Estados Americanos; as atividades humanitárias do ANAJURE Refugees e da Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMRAH) com acolhimento de refugiados, bem como as diversas reuniões com embaixadores e autoridades do Itamaraty. Dr. Uziel apresentou, ainda, um resumo das Notas públicas e Pareceres produzidos pela instituição sobre os mais diversos temas ligadas às liberdades civis fundamentais; e o trabalho da ANAJURE no âmbito do Supremo Tribunal Federal, ressaltando as Ações da qual a ANAJURE participa como amicus curiae, a exemplo da ADO26, referente à criminalização da homofobia (leia mais aqui).

66fe9afe-4e81-4335-a157-1aa9d67f6f8c

O Dr. Uziel Santana informou aos presentes que, em 2018, a ANAJURE alcançou o número de 600 associados no Brasil e tem estabelecido coordenação estadual em 23 Unidades da Federação: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. No âmbito nacional, a ANAJURE é composta por 19 diretores nacionais e 12 conselheiros.

Por fim, o presidente da ANAJURE destacou as principais filiações internacionais da entidade, cooperando em defesa das liberdades civis fundamentais em todo o mundo, sendo elas: Federación Interamericana de Juristas Cristianos (FIAJC), International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief (IPPFoRB) e a Religious Liberty Partnership (RLP).

d53ea981-4097-414c-b560-4fdc72b5732b

Após a reunião, o presidente da ANAJURE se reuniu com sua diretoria. Em seguida, o grupo de juristas entregou o relatório de ações da ANAJURE ao Dr. Davi Charles Gomes, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e ao Vice-Presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil, o Rev. Augustus Nicodemus.

 
Abaixo, as instituições com líderes presentes na reunião:
1. JMN – JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS
2. ALEAM – ALIANÇA EVANGÉLICA DE AVIAÇÃO MISSIONÁRIA
3. ALIANÇA EVANGÉLICA PRO-RIBEIRINHOS
4. IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
5. ALIANÇA EVANGÉLICA BRASILEIRA
6. CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA
7. CONVENÇÃO BATISTA NACIONAL
8. IGREJA METODISTA LIVRE
9. IGREJA METODISTA DO BRASIL
10. IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
11. CHANCELARIA DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
12. MIAF – MISSÃO PARA O INTERIOR DA ÁFRICA
13. ASSOCIAÇÃO DE MISSÕES TRANSCULTURAIS BRASILEIRAS
14. UNASP – CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO
15. GIDEÕES INTERNACIONAIS NO BRASIL
16. SOCIEDADE BRASILEIRA DESIGN INTELIGENTE
17. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRISTÃOS NA CIÊNCIA
18. VISÃO MUNDIAL
19. ANEB – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCOLAS BATISTAS
20. UNIÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS CONGREGACIONAIS DO BRASIL
21. JUNTA DE MISSÕES MUNDIAIS
22. IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL
23. MISSÃO DO CÉU
24. PALAVRA DA VIDA NORTE (SEARA)
25. AECEP -ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS CRISTÃS DE EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS BRASILEIRAS
26. APMT – AGÊNCIA PRESBITERIANA DE MISSÕES TRANSCULTURAIS
27. ACSI – ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCOLAS CRISTÃS
28. ABIEE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS EVANGÉLICAS
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here