[Prof. Dr. Martin Allaby e Profª. Dra. Stephanie Berry]
Após uma semana inteira de estudos internacionais, chega ao fim, nesta sexta-feira (23), os eventos acadêmicos em Oxford, referentes ao IPPFoRB Academy Latin America 2018 e ao modulo III da Pós-Graduação Internacional em “Direitos Humanos Fundamentais: Liberdade Religiosa, Liberdade de Expressão e Objeção de Consciência”.
No início deste último dia, o Prof. Dr. Uziel Santana fez um laboratório de pesquisa com os alunos, orientando os trabalhos monográficos de cada um. Logo após, ministrou aula o Prof. Dr. Martin Allaby[1], que discorreu sobre sua pesquisa nomeada de “Desigualdade, Corrupção e Liberdade Religiosa”, demonstrando a relação umbilical entre a corrupção e a difusão da pobreza, traçando um paralelo sobre a religião predominante e seus efeitos sobre a desigualdade social.
No turno da tarde, a Profª. Dra. Stephanie Berry[2] falou sobre o tema “Multiculturalismo, tolerância e diversidade religiosa”. Inicialmente, ela faz distinções interessantes sobre os conceitos e apontou que a tolerância é um bom ponto de partida, mas é preciso a assimilação e a integração, respeitando sempre a dignidade da pessoa humana e considerando o aspecto da mutabilidade dos elementos culturais.
Ao fim desta semana, Dr. Uziel Santana, coordenador-geral da pós-graduação e secretário do IPPFoRB da América Latina, pondera que “Nosso maior objetivo ao trazer juristas e parlamentares para estudarem na Universidade de Oxford é potencializar o ensino jurídico acerca das liberdades civis fundamentais e, especialmente, a liberdade religiosa. Todas as expectativas foram superadas e esperamos ver, em breve, pesquisas sendo produzidas, para que impactem o nosso cenário brasileiro e latino americano”.
[1] Professor, doutor, pesquisador britânico de alto gabarito na área de saúde pública, trabalhou por dez anos no sul da Ásia e realizou pesquisas de campo no Laos, Camboja, Mianmar, Vietnã, Filipinas, Quênia, Zâmbia e Peru. Durante a insurreição e a revolução maoístas no Nepal, ele ajudou a Missão da ONU no Nepal a concentrar sua estratégia na redução da pobreza e trabalhou para o Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido na reforma do setor da saúde. Ele é o autor de “Desigualdade, Corrupção e a Igreja”, preside uma ONG em Oxford chamada Faith in Government e trabalha no Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica em Londres.
[2] Ela é professora de Direito Público da Universidade de Sussex. Possui um pós-doutorado na Universidade Brunel (2013), um mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos da Universidade de Lund / Raoul Wallenberg Institute of Human Rights and Humanitarian Law (2008) e bacharel em Direito pela Universidade de Manchester (2003). Anteriormente trabalhou como professora associada na Universidade de East Anglia (2011-13) e como assistente de pesquisa e professora horista na Universidade Brunel (2008-11). A pesquisa de Stephanie centra-se nos direitos das minorias religiosas e “novas” na Europa, de acordo com o direito internacional. Sua tese de doutorado considerou “O Valor Adicionado da Proteção de Direitos das Minorias para os Muçulmanos na Europa Ocidental: Abordagens Multiculturalistas e Direito Internacional”.
Para mais informações de como se juntar a alguns destes projetos, vide www.anajure.org.br/pos-ulbra e www.ippforb.com
__________________________
Por: Redação l ANAJURE