Congresso Nacional realiza Sessão Solene em homenagem aos 11 anos de trabalho da ANAJURE no Brasil

[FOTOS: Celebração no Congresso Nacional em homenagem aos 11 anos da ANAJURE / Por: Douglas Gomes – REPUBLICANOS na Câmara]

Na manhã de ontem (04), o Congresso Nacional promoveu uma Sessão Solene em homenagem aos 11 anos de trabalho da ANAJURE no Brasil (assista aqui). O evento foi requerido por iniciativa do Deputado Federal Silas Câmara, presidente da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), da qual a ANAJURE é parceira institucional.

A solenidade foi prestigiada por lideranças políticas e religiosas, aliadas da entidade, além dos fundadores e diretores da ANAJURE. Estiveram na mesa de abertura o Deputado Silas Câmara, a Dra. Edna V. Zilli (presidente da ANAJURE), o Dr. Mário Freitas (Diretor Jurídico da ANAJURE), o Dr. Vanderlei Vianna (membro da ANAJURE e Representante da Igreja Adventista do Sétimo Dia), o Dr. Alexandre de Almeida (Representante do Instituto Presbiteriano Mackenzie) e a Senadora Damares Alves, que fez parte dos membros fundadores da ANAJURE em novembro de 2012.

Entre os discursos proferidos, o presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Arthur Lira, enviou mensagem  descrevendo que, para ele, era uma honra realizar esta sessão, tendo em vista a trajetória da ANAJURE estar ligada à Câmara, que sediou também a cerimônia de criação da organização, há 11 anos. Lira destacou ainda que, apesar dos poucos anos de existência, a ANAJURE tem se notabilizado em debates jurídicos nacionais para os quais faz relevantes contribuições.

A Senadora Damares Alves (foto ao lado) também aproveitou a solenidade para expor sua alegria nesta ocasião “justa e oportuna de celebrar a fundação da ANAJURE”, cujo trabalho técnico na elaboração de pareceres e reflexões em defesa da liberdade auxiliam parlamentares que possuem visão semelhante. A senadora expressou que a impressiona a representatividade da organização: “por onde passo no Brasil, eu me encontro com algum membro da ANAJURE. Por onde eu vou, a gente tem lá um representante atento ao que está acontecendo”.

Ainda, o Deputado Federal José Medeiros congratulou a ANAJURE e recordou a solenidade de fundação e a parceria com a FPE desde aquela ocasião. Por sua vez, o anfitrião, Dep. Silas Câmara (foto ao lado), também notabilizou os interesses em comum da FPE e ANAJURE em prol dos deveres e direitos humanos fundamentais, recordando um pouco desse histórico de parceria.

Já o representante da Mackenzie, Dr. Alexandre de Almeida, expressou que a união com organizações como a ANAJURE faz a diferença em momentos de dificuldade, sobretudo na defesa da liberdade religiosa e de pensamento, especialmente para organizações educacionais confessionais, reforçando assim, a parceria do Mackenzie com a ANAJURE.

Representando a Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Dr. Vanderlei Vianna também exaltou o importante papel da FPE e da ANAJURE na defesa das liberdades civis fundamentais no Brasil, reforçando, inclusive, as vitórias jurídicas em relação ao dia de guarda religiosa no que diz respeito à aplicação de provas e concursos no Brasil. Ainda, Vianna ponderou elos entre ações da ANAJURE e trabalhos desenvolvidos pela Igreja Adventista em todo o país.

A presidente da ANAJURE, Dra. Edna V. Zilli (foto ao lado), em nome da entidade, agradeceu à FPE pela homenagem e compartilhou um pouco do histórico da organização, ressaltando sua gratidão aos diretores fundadores, os advogados Dr. Uziel Santana, Dr. Enio Araújo e DR. Valter Vandilson, que, unidos a outros juristas e irmãos em Cristo, como a hoje senadora Damares Alves, assessora parlamentar na época, entendiam a necessidade de uma organização que promovesse diálogos entre os campos religioso, jurídico e político de forma técnica, no intuito de defender liberdades civis fundamentais, especialmente a religiosa.

Zilli registrou ainda um agradecimento especial aos cerca de 70 parceiros institucionais da ANAJURE, entre os quais estão igrejas históricas do Brasil, agências missionárias, entidades educacionais confessionais, universidades e juristas de organizações internacionais, sem os quais a entidade não teria chegados aos seus 11 anos. 

“O que nos mobilizou naquele momento em 2012 e segue nos movendo hoje é a missão institucional de defesa das liberdades civis fundamentais – em especial a liberdade religiosa e de expressão – e a promoção dos deveres e direitos humanos fundamentais – em especial o princípio da dignidade da pessoa humana, tudo isso sob a égide e as bases principiológicas do Cristianismo e do seu consectário histórico, o Estado Democrático de Direito”, disse Zilli. “Seguiremos buscando a FPE, igrejas e entidades parceiras para que caminhemos juntos na defesa da liberdade religiosa no Brasil. De mãos dadas, mente preparada e coração aquecido porque juntos somos mais fortes!”, finalizou a presidente da ANAJURE. 

Veja o vídeo institucional que resume os 11 anos de atuação da ANAJURE no Brasil: