Coordenadora da ANAJURE no DF lança obra sobre a crise de direitos humanos em Mianmar

Você se interessa pela discussão sobre a proteção internacional dos direitos humanos e deseja conhecer detalhes sobre a crise humanitária em Mianmar? Se sim, você não pode deixar de conhecer o mais novo livro acerca do tema, escrito pela Dra. Isadora Isaura Mendes, coordenadora da ANAJURE no Distrito Federal e ex-aluna da terceira turma do Academia ANAJURE (2019). A obra foi publicada pela editora Lumen Juris e foca na liberdade religiosa e cidadania dos Rohingya, minoria religiosa muçulmana que sofre perseguição no país asiático.

De acordo com a autora, os Rohingya não são percebidos como sujeitos de direito em Mianmar, onde os atos e crimes praticados contra eles não são incidentes isolados ou atos perpetrados aleatoriamente. “Apesar das leis, falta à etnia liberdade política e liberdade religiosa. Deixar o país ou suportar o abuso persistente são os cenários factíveis.”

Assim, para analisar as implicações da crise de direitos humanos no território, o livro faz uma breve retomada histórica desses direitos, discutindo sua importância e espaço no cenário global. Além disso, a liberdade religiosa é inserida nesse contexto como direito humano fundamental, e busca-se demonstrar de que forma o contexto de violação local tem sustentado o status marginalizado da população. Por fim, a obra também traz um estudo de caso acerca de Mianmar, tendo como um de seus fundamentos norteadores a máxima de que não existe democracia quando a maioria suprime a minoria. “A justiça, e não a maioria, garante dignidade”, defende Isadora.

A autora, coordenadora da ANAJURE no Distrito Federal, é advogada, bacharela em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), e concluiu o XIII Curso de Inverno de Direito Internacional promovido pelo Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN), inspirado no Curso da Academia de Direito Internacional de Haia. Ela também possui especialização em “Strategic Thinking” pela State University of New York University at Albany (SUNY).

É possível adquirir o livro no site da Amazon (AQUI) ou no da editora (AQUI). O evento de lançamento será em março de 2023, em Brasília