Cristãos iranianos continuam enfrentando prisões e detenções

Oito cristãos foram presos em Shiraz, e dois aguardam sentença em Teerã

 

Iran2

O fluxo constante de cristãos iranianos enfrentando detenção e prisão por falsas acusações continua.

Em Shiraz, famosa por sua importância cultural para os iranianos como a casa de Persepolis (a antiga "cidade dos persas") e o túmulo do poeta Hafez, oito cristãos foram presos no mês passado (em 16 de julho) por "ação contra a segurança nacional" e "propaganda contra o sistema".

Mohammad Roghangir, Massoud Rezaie, Mehdi Ameruni, Bijan Farokhpour Haghighi, Shahin Lahooti, Suroush Saraie, Eskandar Rezaie e Roxana Forughi foram condenados a períodos entre um e seis anos de prisão. Eles foram presos em outubro do ano passado – sete deles capturados na mesma reunião de oração.

No início de julho, perto da capital, Teerã, Ebrahim Firouzi, cristão convertido de 28 anos, foi acusado de "promover o Sionismo Cristão".

Firouzi foi preso em março enquanto estava no trabalho, sendo libertado sob fiança em maio. Em seu julgamento no Tribunal Revolucionário de sua cidade natal, Robat Karim, a sudoeste da capital, ele também foi acusado de "tentativa de lançar um site cristão, contato com os estrangeiros suspeitos, e execução de serviços on-line da igreja".

Ele rebateu as acusações, dizendo que as alegações foram fabricadas pelas autoridades de segurança e interrogadores, relata o Mohabat News. O julgamento continua.

Em junho, outro cristão convertido, Mostafa Bordbar, 27, foi acusado de "reunião ilegal e participação em uma igreja doméstica".

Bordbar foi preso em dezembro do ano passado durante as celebrações de Natal com os amigos. A ANAJURE noticiou anteriormente o encerramento deste caso, com uma sentença de dez anos para Bordbar.

Bordbar foi preso por apostasia, há cinco anos em sua cidade natal de Rasht. A condenação permanece em seu registro. Na época, ele foi forçado a pagar quantias substanciais de dinheiro para a fiança – um tema recorrente para muitos dos cristãos levados a julgamento no Irã.

__________________
FONTE: WORLD WATCH MONITOR
TRADUÇÃO: ROMULO MOURA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here