DEVOCIONAL DE PÁSCOA: ELE NÃO ESTÁ AQUI, POIS RESSUSCITOU!

O Antigo Testamento está repleto de sombras do que haveria de vir (Colossenses 2.17), que eram apenas um vislumbre e não apresentavam a imagem real das coisas (Hebreus 10.1). Todavia, com a vinda de Jesus, a verdadeira luz (João 1.9), aquelas sombras começam a ganhar forma. A lei, o Tabernáculo, os sacerdotes: sombras; assim como a páscoa.

A páscoa Judaica, narrada no livro de Êxodo e celebrada anualmente, retrata a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito. Nesse contexto, cada família precisava sacrificar um cordeiro sem defeitos, e, só assim, os primogênitos escapariam do anjo da morte. Uma demonstração do poder de Deus acima dos “deuses” egípcios e do próprio faraó.

Tempos depois, o Cordeiro de Deus foi sacrificado, de uma vez por todas, para nos libertar de uma escravidão muito superior: a do Pecado. O sangue vertido na cruz relembra o sangue marcado nos umbrais das portas que nos livra da sentença de morte que havia sobre cada um de nós.

A humilhação, tortura, sofrimento e morte foram reais, porém o mais maravilhoso dessa história é que ela não acaba com o está consumado” proferido na sexta-feira. Ela continua com o Ele não está aqui, pois Ressuscitou!” afirmado pelos anjos no domingo de páscoa.

Essa é uma das frases mais importantes de toda a história Bíblica. É por causa de Sua ressurreição que nossa esperança está fundamentada, como o apóstolo Paulo nos diz:

E, se Cristo não ressuscitou, a fé que vocês têm é inútil, e vocês ainda estão em seus pecados. Nesse caso, todos que adormeceram crendo em Cristo estão perdidos! Se nossa esperança em Cristo vale apenas para esta vida, somos os mais dignos de pena em todo o mundo. 1 Coríntios 15:17-19

Jesus não veio ao mundo apenas para nos salvar, como sacrifício para nos libertar das algemas e da condenação do pecado. É pelo fato dEle ter ressuscitado e permanecido vivo que podemos ter esperança de um futuro melhor, não simplesmente terreno e passageiro, mas eterno ao lado do Pai. É porque Ele vive que posso crer no amanhã!

Assim, se nossa esperança pode estar segura em Cristo, precisamos parar de procurá-la entre os mortos. Parar de depositar nossa esperança em pessoas que hoje vivem, mas logo podem partir; entre coisas e valores momentâneos, que a traça e a ferrugem podem corroer, que podemos perder facilmente. Lembrem-se das palavras dos anjos: “Ele não está aqui, pois Ressuscitou!”

___________________

Por: WERDEN NUNES PINHEIRO
Assessor Financeiro da ANAJURE. Pastor Auxiliar da Igreja do Nazareno Central de Mossoró e Professor do Seminário Teológico Nazareno do Brasil – Polo Mossoró, graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Nazareno do Brasil (STNB) e Engenharia Civil pela Universidade Potiguar (UnP) com Especialização em Auditoria, Avaliação e Perícia em Engenharia pelo IPOG.