FPMLRRAH e ANAJURE emitem Nota Pública sobre atentados em Burkina Faso

FPM

A Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária e a ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos, por seus respectivos representantes, vem, através do presente expediente, expor ao Governo Brasileiro, à Comunidade Internacional e, sobretudo, ao Governo e à população civil de Burkina Faso, as suas condolências e o seu repúdio com relação aos recorrentes atentados contra cristãos, especialmente o ocorrido no último domingo (12/05) em uma Igreja Católica, em Dablo, no norte do país.

O ataque aconteceu por volta das 9h00 da manhã do horário local, durante a missa, quando homens armados invadiram a igreja e começaram a atirar nos fiéis enquanto estes tentavam fugir. Os perpetradores levaram a óbito 6 pessoas, dentre elas, o padre que celebrava a missa[1]. De acordo com as autoridades locais, o grupo de homens armados é composto por cerca de 20 a 30 indivíduos.

Após a trágica situação, os homens atearam fogo na igreja e em lojas da região quando, posteriormente, se dirigiram ao centro de saúde local, onde incendiaram o veículo de uma funcionária daquela localidade.

Há alguns anos Burkina Faso tem sofrido com ataques cada vez mais frequentes e sangrentos atribuídos, em sua grande maioria, a grupos jihadistas, dentre eles a Ansarul Islam, o Grupo de Apoio ao Islã e os Muçulmanos (GSIM) e a Organização Estado Islâmico do Grande Sahara (EIGS).

Somente neste ano, os sucessivos atentados contra cristãos em Burkina Faso já totalizaram 16 vítimas fatais. Em Silgadji, seis pessoas foram mortas em uma igreja protestante no dia 28 de abril; em Ouahigouya, quatro pessoas foram assassinadas durante uma procissão católica; agora em Dablo, mais 6 pessoas têm suas vidas violentamente cerceadas pelos extremistas.

Mais uma vez, condenamos de forma veemente as ações dos grupos extremistas em seus constantes assaltos aos Direitos Humanos e às liberdades civis individuais. Em virtude disso, observamos com grande preocupação as estratégias criadas por esses grupos, envolvendo, principalmente, a realização de atentados terroristas contra grupos religiosos minoritários em países majoritariamente muçulmanos, com o intuito de fomentar conflitos sectários.

Dessa maneira, ressaltamos a importante relação entre a promoção da liberdade religiosa e a manutenção da segurança internacional. Ademais, transmitimos nossas condolências aos familiares das vítimas e expressamos nossa solidariedade ao Governo e ao povo de Burkina Faso.

Agradecemos também ao governo brasileiro que, por meio do Ministério das Relações Exteriores, manifestou-se condenando o atentado. Pedimos a todos os Estados que compõem a atual sociedade internacional que façam o mesmo, e se empenhem cada vez mais na busca por meios mais efetivos de promoção da paz e da tolerância religiosa.

Brasília – DF – Brasil, 17 de Maio de 2019.

Deputado Federal Roberto de Lucena

Presidente

Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRRAH)

Dr. Uziel Santana dos Santos

Presidente

Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE)


[1] https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/05/12/interna_internacional,1053154/seis-mortos-em-atentado-contra-igreja-catolica-em-burkina-faso.shtml

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here