Lançamento oficial da campanha foi feito na Igreja Congregacional Zona Sul, em Campina Grande (PB), onde cristãos foram exortados a viverem a prática de atitudes honestas em seu dia-dia.
* Imagem registrada num momento de oração do culto, onde através das velas era representando o foco de luz na escura corrupção.
A Campanha Exposed 2013 foi oficialmente lançada no Brasil, no último sábado (15), durante culto especial realizado na Igreja Congregacional Zona Sul, em Campina Grande, no estado da Paraíba. A cidade e o Estado foram escolhidos propositalmente pela organização do evento por ser a região Nordeste do Brasil uma das mais vitimadas pela corrupção. Na ocasião, foi explicitado o objetivo da mobilização de colocar em prática atitudes concretas contra a corrupção e exortar o povo cristão para que vivam a prática de atitudes honestas em seu dia-dia.
Coordenada no Brasil pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE -, a mobilização tem caráter global, sendo conduzida em diversos países por organizações cristãs que trabalham simultaneamente para levar adiante ações em favor desse tema tão atual e urgente.
Com a presença de membros de mais de seis denominações evangélicas, a programação incluiu a representação de uma grande multidão clamando em favor de atitudes concretas contra a corrupção e a favor da honestidade. A campanha se baseou na mensagem do livro de Isaías 54:1: “A minha justiça será luz para as nações”.
O preletor convidado, pastor Jorge Noda, fez exemplificações esclarecedoras relacionadas ao tema ‘corrupção’ e enfatizou como os cristãos devem distanciar-se dela. “Esse tema deve ser trabalhado e vivido em nossas igrejas e lares, pois se não for assim, quando os cristãos saírem para cobrar honestidade e transparência dos governantes, a mídia terá tudo documentado e vai dizer que a igreja é falsa e hipócrita, pois cobra da sociedade, o que ainda não vive”, disse Noda, durante reflexão.
Um dos instrumentos utilizados na campanha foi o abaixo-assinado, que pretende reunir um milhão de assinaturas, além ações em redes sociais e divulgações por toda a internet, iniciadas antes mesmo do lançamento oficial.
A ANAJURE realizou ainda na sexta-feira (14) um ato simbólico em frente o Fórum Afonso Campos de Campina Grande, onde foi realizada uma oração em favor da classe política brasileira, em favor dos cristãos no mundo e para que a campanha alcance seus objetivos.
A Campanha Exposed 2013 foi tema de uma edição especial do Programa de Rádio da ANAJURE, quando uma das líderes do movimento no mundo, Amanda Jackson, falou diretamente de Sidney – Austrália para os ouvintes brasileiros. “Não é só no Brasil que pessoas são acusadas e condenadas por causa da corrupção. Queremos conscientizar a população que precisamos mudar o cenário e elas não podem corroborar com suborno e evasão de divisas. A corrupção está em todo lugar e em todas as nações e muito dinheiro é desperdiçado com ela. Dinheiro que poderia ser investido em alimentação, educação e serviços básicos para a população”, disse Amanda. Acompanhe a entrevista completa no texto anexo ou ouça o programa na íntegra.
Números da Corrupção
A corrupção não envolve apenas perdas monetárias: ela é responsável por inúmeras mortes de cidadãos em todo o mundo, direta ou indiretamente afetados pelo problema. Estima-se que, entre os anos 2000 e 2015, somente por causa da sonegação de impostos, poderá haver a morte de 5,6 milhões de crianças nos países em desenvolvimento.
Sobre a Exposed 2013
A Exposed é um movimento contra a corrupção pessoal e institucional levado a cabo por entidades cristãs de todo o mundo e que pretende ser a voz do clamor da população global contra líderes e governantes que não administram em favor do bem comum. O slogan da campanha é “Corrupção Mata! Exponha-a! Denuncie! Ponha um foco de luz na Corrupção”.
O movimento, encabeçado por cristãos, tem como objetivo gerar atitudes de não conformidade com a continuidade de ações corruptas, seja no meio governamental e institucional, seja através das diversas outras formas de corrupção existentes na sociedade, incluindo o próprio meio eclesiástico cristão.
As assinaturas recolhidas no abaixo-assinado serão apresentadas aos líderes das maiores economias do mundo para que entendam que pessoas em todo o mundo desejam maior transparência e honestidades nas ações de sua liderança.
ANAJURE Rádio entrevista líder da Exposed na Inglaterra
Antes mesmo do lançamento oficial do Exposed no Brasil, a ANAJURE entrevistou a Líder do Micah Challenge International, Amanda Jackson, que é uma das grandes cabeças da campanha no mundo.
Amanda é professora e escritora, treina e encoraja campanhas em mais de 40 países. Durante a entrevista, realizada no programa de Rádio da ANAJURE, abordou o tema da corrupção, objetivos da campanha Exposed 2013, como também, os cristãos podem fazer a diferença em relação a esse tema.
Acompanhe abaixo a entrevista com a líder.
ANAJURE: O que é o Exposed e de onde surgiu a idéia de unir pessoas cristãs em todo o mundo em torno deste projeto?
Amanda Jackson: Pensamos acerca da corrupção e da pobreza, e como cristãos começamos a entender que a pobreza é causada em grande parte pela corrupção, mas, poucas pessoas querem discutir acerca desta questão. Acreditamos que devemos estar conscientes de qual é a nossa responsabilidade e como estamos envolvidos com a corrupção.
Vejo que muitas pessoas olham para o assunto e se perguntam: O que eu posso fazer a esse respeito? Esse projeto envolve vários grupos que decidiram fazer algumas coisa, entre eles estão a ANAJURE, Aliança Global Cristã, World Evangelical Alliance (WEA), Bible Society e outras entidades.
Não é só no Brasil que pessoas são acusadas e condenadas por este motivo. Queremos conscientizar a população que precisamos mudar o cenário e elas não podem corroborar com suborno e evasão de divisas. A corrupção está em todo lugar e em todas as nações e muito dinheiro é desperdiçado com ela. Dinheiro que poderia ser investido em alimentação, educação e serviços básicos para a população.
A: Porque a igreja tem se envolvido em tantos escândalos e o que ela deve fazer para evitar isso, além do arrependimento pelos pecados?
AJ: A igreja deve se arrepender dos atos corruptos e examinar-se para depois poder pregar sobre isso ou apontar o dedo para outras pessoas e pedir integridade. O Exposed convoca a todas as pessoas a avaliarem como agem nas organizações cristãs, como elas gastam o seu dinheiro, como se envolvem com partidos políticos e como agem diante de outras áreas onde há corrupção.
Em muitos países o nosso foco será orientar as pessoas para que elas não recebam, nem paguem suborno e a igreja não deve receber recursos de nenhum político para depois não ficar refém dele e se calar diante de erros que ele venha a cometer. Ela não pode aceitar valores que a impeça de falar a verdade.
Como cristãos transformados por Deus, muitas vezes vivemos uma vida que não se diferencia de quem vive fora dos caminhos cristãos e essa campanha serve para que a pessoa possa assumir um compromisso pessoal de ser mais honesto e agir justamente em suas atitudes.
A: Quais as ferramentas que estão sendo utilizadas na campanha Exposed 2013?
AJ: A primeira ferramenta é a oração pois, como cristãos, devemos estimular outras pessoas a pedir a Deus para trabalhar essa questão em nossa sociedade e também, estimular as igrejas a debater o assunto, e para isso temos materiais de auxílio.
Sabemos que, em alguns lugares é perigoso fazer culto em público, então pedimos que as pessoas trabalhem a questão da corrupção com sabedoria, e nós vamos realizar cultos especiais e exibir vídeos em lugares públicos para atingir a conscientização e dar um basta na corrupção e engano. Para isso, conclamamos cristãos em todo o mundo para juntar as suas vozes e impactar os líderes das economias mais poderosas do mundo que estarão reunidos no próximo encontro do G20, o qual o Brasil faz parte, para que os líderes parem com atitudes de roubarem recursos dos mais pobres em favor dos mais ricos.
Pedimos que as pessoas assinem o que chamamos de ‘Chamado Global’ contra a corrupção para que consigamos o número de assinaturas necessárias.
A: Como o abaixo assinado poderia impactar o grupo de líderes no G20?
AJ: É necessário que se tenha leis e regulamentação em um nível mais elevado, para que pessoas comuns coloquem essas leis em prática para que tanto pessoas de alto nível, quanto pessoas simples entendam que a corrupção é algo inaceitável.
Os líderes vão tomar decisões por seus próprios países e irão trabalhar a conscientização acerca de práticas menos corruptas. O objetivo é que haja um impacto mais do que na legislação, queremos que haja um impacto moral em toda a sociedade.
Se conseguirmos, apenas no Brasil, uma média de 50 mil assinaturas, será mais fácil pressionar os líderes à uma mudança, mostrando que a população não está satisfeita e essa visão deve ser levada a todos os países onde a Exposed puder chegar.
A: O tema é favorável neste momento em que o Brasil está prestes a sediar dois grandes eventos esportivos. O que podemos fazer para ficarmos mais atentos ao uso do dinheiro com relação às obras que devem ser feitas para esses eventos?
AJ: Em eventos de grande magnitude, é comum essa questão da corrupção, mas cabe a igreja e a ANAJURE pressionar a mídia para que as ações do governo sejam as mais limpas e transparentes possíveis, principalmente no que se relaciona às licitações e contratos ligados ao evento.
O Brasil é um dos países com maior número de cristãos no mundo e é possível ser encarado com clareza e dispor de eventos livres de tanta corrupção.
_______________
Por: ANAJURE – International Press Office l Angélica Brito