NIGÉRIA: dezesseis morrem em ataques no fim de semana a enlutados, nos estados de Plateau e Kaduna

nigeria BANDEIRASeis pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas, quando um homem armado desconhecido atacou a vila de Aduwan Gida, na área local de governo (LGA) chamada Zangon Kataf, ao sul de Kaduna, durante a noite de 23 de fevereiro.

O ataque ocorreu por volta das 22 horas, enquanto os habitantes da vila estavam enlutados pela morte de um ancião membro da comunidade. Relata-se que assaltantes armados atiraram discriminadamente por aproximadamente 10 minutos; entre os atingidos fatalmente incluem-se uma mãe lactante e o seu bebê de 6 meses. Os feridos estão sendo tratados em hospitais dos estados de Kaduna e Plauteau.

O Reverendo Yunusa Nmadu, o principal executivo da Christian Solidarity Worldwide-Nigeria (CSW-N), disse “É uma infelicidade que, após o anúncio de um cessar fogo pelos integrantes do Boko Haram, nós ainda continuamos a sofrer ataques que se assemelham ao seu modo de agir. Nós pedimos que continuem orando pela Nigéria e instamos às igrejas que sejam vigilantes em matéria de segurança, especialmente no período da Páscoa que se aproxima”.

O ataque em Aduwan Gida é o segundo ataque noturno em vilarejos predominantemente cristãos em muitos dias e segue um período de relativa calma.

No estado vizinho de Plauteau, dez membros da mesma família foram mortos e dois foram feridos à bala, quando assassinos desconhecidos invadiram a vila de Kogwon no distrito de Vam, na área local de governo (LGA) de Jos South, durante as primeiras horas do dia 22 de fevereiro. De acordo com os relatos locais, a família havia perdido a sua matriarca poucos dias antes e os familiares estavam recolhidos numa reunião para o seu funeral. Os feridos ainda estão recebendo cuidados em um local não divulgado.

Em ambos os casos, os habitantes locais expressaram raiva com o que eles percebem como ineficaz por parte das forças de segurança estatizadas, nas suas respectivas áreas.

O diretor jurídico da CSW, Andrew Johnston, disse: “Nós estamos entristecidos por causa destes ataques às comunidades que ainda estavam em luto e enviamos nossas sinceras condolências aos parentes e amigos daqueles que morreram durante este final de semana nos estados de Plateau e Kaduna. Dada a natureza de longa data das ameaças contra as duas áreas, o serviço de segurança deve ser reformulado agora, para, efetivamente, defender os habitantes e capturar os meliantes. Nós conclamamos os responsáveis pela segurança destas áreas, para formular políticas efetivas, para assegurar a vida e a propriedade dos cidadãos inocentes e para prevenir a real possibilidade das pessoas fazerem justiça com as suas próprias mãos”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here