NIGÉRIA: Pelo menos 80 mortos em ataque armado a vilas nos estados de kaduna e plateau, na semana da páscoa.

nigeria BANDEIRAPelo menos 19 pessoas foram mortas, um número desconhecido de feridos e uma estimativa de 4.000 desabrigados, quando um Fulanis armado atacou as vilas de Mafang e Zilang, em Kaura área local do governo (LGA), ao sul do estado de Kaduna, no fim de semana da páscoa.

De acordo com relatos locais, no sábado, 30 de março, um homem fortemente armado vestido de preto, cercou as vilas antes de lançar um ataque que continuou até o sábado da páscoa.

Muitos moradores fugiram para as colinas próximas. Alguns que retornaram depois, para verificar a extensão do dano, foram também mortos. A maioria das vítimas eram mulheres e crianças. Os assaltantes também acabaram com um número significativo de homens. Muitos daqueles desabrigados pela destruição foram orientados a ficarem na escola primária local Amisi, bem como na vizinha Fadan Attakar e aldeias Mifi.

O reverendo Yunusa Nmadu, CEO da Christian Solidarity Worldwide-Nigéria (CSW-N) disse: “Nós pedimos orações e estendemos nossas condolências às famílias de todos os que perderam suas vidas durante os eventos trágicos da última semana. Nós também conclamamos aos maiores governantes do Estado, para providenciarem urgentemente assistência aos feridos e desabrigados. A maneira sistemática pela qual estes ataques ocorreram agora indica um maior grau de organização do que foi anteriormente o caso e requer uma reavaliação urgente de estratégia e de um aumento no número de soldados designados para essas áreas “.

Christian Solidarity Worldwide (CSW) foi informada que há mais de um mês, um chefe local permitiu que Fulanis se fixassem numa terra em uma colina perto da vila de Kirim depois que eles foram ordenados a deixar Zangon Kataf, zona local do governo, também no sul de Kaduna, na sequência de um ataque Fulani em Vila Aduwan. Nas últimas semanas, a comunidade local tinha começado a fazer perguntas depois que se tornou evidente que os Fulanis foram armazenar armas na área.

A investida às vilas em Kaduna ocorrereu durante a mesma semana que uma série de ataques às aldeias em Wase e Riyom, zonas locas do governo, na vizinhança do Estado de Plateau, custou a vida de pelo menos 60 pessoas, a maioria mulheres e crianças, e escalada de tensões locais. Antes disso, os ataques em Riyom, zona local do governo, durante um período de dois meses, tinha reivindicado 16 vidas.

O chefe executivo da CSW, Mervyn Thomas, disse: “Enquanto ataque a vilarejos remotos por homens Fulanis bem armados tem ocorrido esporadicamente desde 2010, a recente escalada de assaltos a moradores, na fronteira de Plateau-Kaduna, a marcação consistente de mulheres e crianças e o deslocamento em massa de habitantes parecem ser parte de uma tentativa deliberada para livrar essas áreas de seus habitantes originais. É preocupante que estes grupos armados ainda se movam livremente, atacando por longos períodos, apesar da segurança presente em cada estado. A resolução deste problema de forma eficaz exigirá um esforço abrangente e unificado pelos governos de Kaduna, Plateau e até mesmo Estados de Bauchi para rastrear e deter os suspeitos”.

FONTE: CSW
TRADUÇÃO: EDMILSON ALMEIDA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here