Nota de repúdio à depredação da Paróquia de São Matheus do Sul

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), no uso das suas atribuições, emite à sociedade brasileira a presente Nota de Repúdio decorrente da depredação ocorrida na Paróquia de São Mateus do Sul.

Na última segunda-feira (10/10), 28 imagens católicas de alto valor religioso, histórico e cultural foram destruídas na Paróquia de São Mateus do Sul, situada no município de São Mateus do Sul/PR, a 150 km de Curitiba/PR. Notícias indicam que, por volta do meio-dia, o autor – supostamente sob efeito de drogas – se aproveitou da ausência de pessoas no templo, fechou as portas e deu início às depredações[1].

Não houve relato de furtos e outros atos ilícitos, o que sugere a ocorrência de crime motivado por intolerância religiosa, seja pela violação constitucional à proteção aos locais de culto e suas liturgias (art. 5º VI, CRFB/88), seja pelo vilipêndio dos objetos de culto religioso (art. 208, Código Penal). O suspeito foi detido pela polícia e será investigado pelo cometimento do delito previsto na legislação penal.

Ex positis, a ANAJURE lamenta profundamente os danos materiais e históricos causados pela depredação ocorrida na Paróquia de São Mateus/PR e repudia tais atos, pela violação à proteção constitucional da liberdade religiosa dos membros daquela comunidade.

Brasília-DF, 11 de outubro de 2022.

Gabriel Dayan S. Matos
Diretor Executivo da ANAJURE

Edna V. Zilli
Presidente da ANAJURE

_________________________
[1] https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/10/destruicao-de-22-imagens-de-santos-em-paroquia-no-parana-e-atribuida-a-intolerancia-religiosa-e-a-momento-eleitoral.ghtml; https://catve.com/2022/noticia/6/376173/intolerancia-religiosa-28-imagens-santas-sao-quebradas-em-igreja-no-parana.