OBSERVATÓRIO l CASO 50 – Online – Fake News

O que aconteceu: divulgação de vídeo editado de programa televisivo no qual se apresentaria ao telespectador um áudio com palavras de ataque às igrejas e aos seus fiéis.

Onde: Redes Sociais.

Quando: 17.03.2021.

Vídeos: Vídeo editado

Parecer ANAJURE:

No dia 17 de março de 2021, recebemos a solicitação de análise de um vídeo divulgado nas redes sociais. Nele, haveria a reprodução do programa Cidade Alerta – Sergipe, da TV Atalaia, em que o apresentador, Gilmar Carvalho, solicitaria à equipe a execução de um determinado áudio. No áudio, o discurso falado é este:

Nós temos que atacar esse povo aí, entendeu? Apoiar o nosso Presidente Lula, fazer o que ele faz aí… porque Lula sabe que esse bando de covarde, de igreja aí, apronta com ele, você entendeu? Fechou tudo com Bolsonaro… Então nós temos que fazer isso. Nós que somos de esquerda, nós temos que atacar as igrejas e botar pra cima. Vamos botar pra cima. Não pode deixar abrir igreja. Se ver uma igreja aberta, correr lá e denunciar. É isso que nós temos que fazer. Não podemos, não podemos. Essa raça de crEnte, de pessoas de igreja, de religião aí… Adventista, Deus é Amor, Assembleia de Deus, Batista, tudo que for! Não podemos. A força do Presidente é esse povo aí. Então nós que somos de esquerda… Nós vamos ter que acelerar, não vamos perdoar não”.

Em nossa análise, identificamos alguns pontos que merecem esclarecimento. Primeiramente, o áudio não foi exibido no programa, o que constatamos através de diferentes elementos. Embora o discurso mencione o fechamento de igrejas, numa possível conexão com o contexto pandêmico e a suspensão das atividades religiosas, o apresentador do programa que aparece no vídeo não é mais o responsável pelo Cidade Alerta/SE desde julho de 2019[1], período anterior à proliferação do coronavírus.

Ademais, localizamos em vídeos antigos do programa, disponibilizados no Youtube, o trecho do vídeo original utilizado para a edição, que pode ser conferido aqui[2]. Os 4 primeiros segundos nos quais aparece o apresentador são idênticos aos segundos iniciais do vídeo editado que foi compartilhado nas redes sociais, sendo possível ao leitor compará-los através dos links que disponibilizamos neste parecer. Neste ponto, frise-se que o áudio presente no vídeo original não se relaciona à fala trazida no áudio do vídeo editado, uma vez que este trata de um crime ocorrido em Sergipe e nada diz acerca do fechamento de igrejas.

Para verificar a situação, também entramos em contato com a TV Atalaia, que confirmou que o vídeo compartilhado nas redes foi editado, não correspondendo à programação original exibida pelo Cidade Alerta/SE.

Após checarmos a adulteração do vídeo, buscamos informações sobre a procedência do áudio, ainda não obtidas. Informamos, contudo, que seguimos averiguando.

______________

[1] https://senoticias.com.br/se/gilmar-carvalho-deixa-o-cidade-alerta-para-ser-apresentador-na-tv-pe-pe-pe/

[2] https://www.youtube.com/watch?v=asbaYx-C6C8&list=PLE1Nd3TWaM-UKQPSST312LOvuKUYtln74&index=4298