Desde domingo (16), foram iniciadas as programações presenciais da 6ª turma do programa Academia ANAJURE. Nesta segunda (17), o dia se iniciou com um momento devocional, seguido de quatro aulas durante manhã e tarde, encerrando, à noite, com a reunião em pequenos grupos sobre temas da vida cristã.
Ao longo dos dias será possível acompanhar resumos das aulas aqui no site da ANAJURE! Veja abaixo como foi o primeiro!
No primeiro dia de aulas, o pastor Claudio Hirle conduziu o devocional da manhã, destacando a importância de ter o profeta Eliseu como modelo de santidade para os cristãos atuais, com base no texto bíblico de 2 Reis 4: 8-10.
Em seguida, o Dr. Luigi Braga, Diretor de Compliance da ANAJURE, ministrou uma aula sobre “Compliance Cristão e Jurisprudência Cristã”, abordando a importância da Bíblia Sagrada como guia de cumprimento de normas para o jurista cristão e compartilhando experiências dos trabalhos da ANAJURE como amicus curiae no Supremo Tribunal Federal.
Na sequência, o Dr. Antônio Carlos da Rosa Silva Junior falou sobre “Direito, Discursos e Religião na Capelania”, explicando a função da capelania em dar assistência religiosa a pessoas debilitadas e presos. A base da exposição foi a Lei 9.982/2000, chamada Lei Geral da Capelania. Por fim, destacou os principais problemas enfrentados na prática da capelania no Brasil.
À tarde, tivemos duas aulas: na primeira, o Rev. Guilherme de Carvalho abordou os desafios dos direitos humanos no Brasil, expondo a história do tema desde os anos 80 até os dias atuais. Já a última aula foi ministrada pela presidente da ANAJURE, Dra. Edna V. Zilli, que apresentou a instituição e suas atuações em defesa da liberdade religiosa no Brasil e no mundo. A aula destacou os desafios enfrentados pela entidade para defender as liberdades fundamentais, incluindo a liberdade religiosa, e as muitas vitórias decorrentes desse trabalho.
__________________________________
Colaboração: Helder Souto e Lídia Moraes
Fotos: Scarlet Ferreira