Reflexões sobre intersecção entre Direito e Religião marcam semana presencial de aulas do 6º Academia ANAJURE 

 

A diretoria da ANAJURE teve a imensa alegria de estar ao longo desta semana no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (CATRE), em Belo Horizonte (MG), com o objetivo de receber os 30 alunos da sexta turma do programa Academia ANAJURE para a semana de aulas presenciais do curso. 

Os alunos bolsistas foram aprovados no processo seletivo dessa turma em 2022. Eles tiveram aulas mensais online de novembro de 2022 a junho de 2023, seguindo para essa fase presencial em no mês de julho. Ao todo, contando fase presencial e online, foram 26 aulas, cultos, devocionais e muitos momentos de comunhão.

Nesta última semana, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre carreiras jurídicas, compliance e entidades religiosas, capelania, direito eclesiástico, direito natural, direito e moralidade, educação confessional e ações humanitárias, direito à vida e direitos humanos. Já nas aulas online, foram discutidos temas como idolatrias políticas, cosmovisão cristã e direito, o cristãos e a sexualidade, além da Reforma protestante e a gênese do direito moderno.

Esses temas foram tratados pelos professores Pr. Acyr de Gerone Jr., Profa. Andréa Vargas, Dra. Ana Carrenho, Dr. Antônio Carlos, Dra. Cíntia Santos, Pr. Cláudio Hirle, Dra. Danielle Roberto, Pr. Daniel Grubert, Dr. Daniel Ortiz, Dr. Daniel Santos Aragão, Dr. David Koyzis, Pr. Eduardo Acencio, Pr. Guilherme de Carvalho, Dr. James Andris Pinheiro, Dr. Jeffery Ventrela, Dra. Lenise Garcia, Dr. Lucas Vianna, Dr. Mauro Meister, Dra. Natália Carolina Mélo de Oliveira, Pr. Pedro Dulci e pelo Prof. Rodolfo Amorim, além dos diretores da ANAJURE: Dra. Edna V. Zilli (presidente), Dr. Acyr de Gerone (vice-presidente), Dr. Luigi Braga (diretor de compliance), Dr. Gabriel Dayan (diretor financeiro) e o Dr. Matheus Carvalho (diretor executivo).

Finalizando a programação desta sexta turma, o diretor executivo da ANAJURE, Dr. Matheus Carvalho, expressou que para a realização desses momentos com reflexões tão relevantes e diversas, a parceria com o CATRE e a presença dos professores convidados foram muito importantes: “A ANAJURE agradece publicamente aos professores e parceiros desse projeto que treina estudantes de direito e recém-formados para atuar em defesa da liberdade religiosa no Brasil e também os prepara para lidar com outros temas que precisam desse olhar relacionado entre o direito e a fé”.

A sexta turma do curso encerra as aulas na noite desta sexta-feira (21), com culto solene, entrega dos certificados e despedida dos alunos.

__________________________________
Colaboração: Helder Souto e Lídia Moraes
Fotos: Scarlet Ferreira