Representantes da ANAJURE são eleitos para a nova direção da FIAJC em evento em Buenos Aires

DIRETORIA FIAJC - SITE

 

Diretoria da Federação Inter-Americana de Juristas Cristãos

Sentados (da esquerda para a direita): Fiscais FIAJC: Ivette Montes (Puerto Rico), Uziel Santana dos Santos (Brasil), Rodolfo Juarez (Cuba); Conselho Diretivo: Xavier Velez Villavicencio (Ecuador) –  Presidente; Betina Chamorro (Paraguay) – Secretaria; Lorenzo Hernandez (Guatemala) – tesoureiro; Em pé (da esquerda para a direita): Comite do Conselho Deliberativo: Lidia Garcia Torralba (Argentina) –  Vice- presidente; Nina Balmaceda (Peru)-  Presidente; Alfredo Tauber (Paraguay); e Maria Gianella Aloise (Uruguay) – Representante Legal. 

 

Após o encerramento dos encontros da FIAJC  Federación Inter Americana de Juristas Cristianos – que ocorreu nas cidades de Montevidéu (URU) e em Buenos Aires (ARG), na última semana, a responsabilidade da ANAJURE (Associação Nacional de Juristas Evangélicos) no âmbito da sua atuação na América Latina ficou ainda maior. Isso porque, a FIAJC – além de ter sido constituída formalmente – elegeu os novos membros do seu corpo diretivo e, entre esses, dois representantes da entidade brasileira foram escolhidos, Dr. Uziel Santana, eleito para o Consejo Fiscal da FIAJC – uma espécie de conselho de supervisão da entidade – e o Dr. Ênio Pereira, escolhido  junto com o Dr. Uziel – para o Conselho Deliberativo, que é o órgão de natureza parlamentar da entidade.

De acordo com o Dr. Uziel Santana, presidente da ANAJURE, a expectativa é que a entidade brasileira possa colaborar e apoiar o crescimento e fortalecimento da FIAJC no contexto da América Latina, especialmente neste momento de grandes desafios para o evangelicalismo latino-americano, assim como também diante do quadro de problemas sociais, econômicos e políticos que atingem os nossos países. Que o Senhor nos ajude em todas essas ações, porque certamente precisaremos da sua graça e misericórdia para atingirmos nossos objetivos.


A composição completa dos conselhos diretivos, organizacionais e representativos da FIAJ ficou assim:
 

Conselho Diretivo (órgão responsável pela administração e execução da FIAJC):

Presidente: Xavier Velez (Equador)

Secretária: Bettina Chamorro(Paraguai)

Tesoureiro: Lorenzo Hernandez (Guatemala). 
 

Conselho Fiscal (órgão de supervisão da FIAJC):

Rodolfo Juarez (Cuba)

Ivette Montes (Porto Rico)

Uziel Santana (Brasil).
 

Conselho Deliberativo (órgão responsável pelas políticas e plano de ação da FIAJC):

Presidente: Nina Balmaceda (Peru|EUA)

Vice-presidente: Lidia Garcia Torralba (Argentina)

Secretário: Alfredo Tauber (Paraguai).
 

Representantes da FIAJC no Conselho Global da Advocates International:

Gerardo Amarilla (Uruguai)

Nina Balmaceda (Peru|EUA)

Daniel Varela (Paraguai). 
 

Representante Legal da FIAJC:

Maria Gianella Aloise (Uruguai)

 

Os eventos e a participação da ANAJURE


Os eventos da FIAJC tiveram início na quinta-feira 16 de maio, na cidade de Montevidéu, na sede do Congresso Uruguaio, onde todos os membros da federação se reuniram em assembleia para avaliar o novo estatuto da federação e a constituição da mesma. Agora, reconhecida formalmente, a FIAJC passará a ser uma organização internacional, com atuação em organismos bilaterais e multilaterais, como é o caso da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Após o encontro dos líderes em Montevidéu, grande parte dos juristas latinoamericanos presentes se dirigiram à cidade de Buenos Aires, na Argentina, para participar da X Convenção Latino Americana de Juristas Cristãos (CLAC) a fim de discutirem temas de grande relevância regional e mundial.

Na programação da X CLAC foram abordados temas como drogas, família, aborto, perseguição religiosa, violência doméstica, criminalidade, direitos humanos e o modo como a FIAJC deve trabalhar esses temas local e regionalmente.

Dos representantes da ANAJURE, seis marcaram presença nos eventos. Dr. Uziel Santana e Dr. Ênio Pereira – presidente e vice-presidente, respectivamente, da ANAJURE – estiveram presentes em Montevideo e Buenos Aires. O Dr. Jean Regina (Diretor de Assuntos Denominacionais) e o Dr. Thiago Vieira (Coordenador da ANAJURE no RGS), participaram dos eventos da FIAJC no Uruguai. A Dra. Roseane Araújo (Diretora honorária) e a Dra. Valdira Camara (ANAJURE do RN) participaram da X CLAC, na Argentina, juntamente com o Des. José do Carmo Veiga (Diretor honorário). 

De acordo com o Dr. Gerardo Amarilla, presidente da FIAJC, em entrevista concedida à ANAJURE poucos dias antes do evento, a entidade compartilha os mesmos objetivos da ANAJURE e por isto há confiança nesta parceria.“Estamos satisfeitos com o trabalho e a organização da ANAJURE no Brasil, com quem partilhamos os objetivos e, sobretudo, os mesmos princípios e valores bíblicos que promovem e incentivam-nos a trabalhar juntos”, completou.

 

Encerramento

A X CLAC teve fim na tarde do ultimo domingo, 19 de maio, após uma reunião com os novos integrantes dos conselhos diretivos da FIAJC e os respectivos delegados nacionais. Em seguida, houve uma mensagem especial do novo presidente da FIAJC, Dr. Xavier Velez, do Equador e a entrega de diplomas aos participantes do encontro.

Os desafios estão lançados; agora precisamos avançar em direção ao cumprimento dos nossos objetivos institucionais. Há muito os cristãos da América Latina esperam uma resposta mais concreta e decisiva da FIAJC. Com a aquisição da personalidade jurídica internacional e com o engajamento de cada um dos seus membros nacionais, cremos que isso pode ser mais plausível neste novo momento. Não há mais o que esperar. Que o Senhor nos abençoe e leve a bom termo todas essas coisas.”, pontuou o Dr. Uziel Santana.

_________________

Por: ANAJURE – International Press Office l Angélica Brito

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here