Solenidade do 1º dia da agenda do IPPFoRB em NY tem início com parlamentares de mais de 50 países.

IMG-20150918-WA0009
kas_76352-1290-1-30_220Com a participação especial do Presidente do Parlamento Europeu, Dr. Hans-Gert Pöttering, começou na noite de ontem (17), o encontro do International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief (IPPFoRB), em Nova York, cujo objetivo é discutir meios de assegurar e incrementar a liberdade de religião ou crença no mundo, sobretudo nas áreas de maior conflito nesses termos. A agenda do grupo segue com até amanhã (19), e inclui uma reunião com o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, que também é um dos painelistas do evento, para diálogos em favor da liberdade religiosa. Na solenidade de abertura, o grupo também recebeu as boas-vindas de Volker Kauder, Líder do Grupo Parlamentar da União Democrata-Cristã Alemã (CDU), Baronesa Elizabeth Berridge, da Câmara dos Lordes e líder do IPPFoRB, além da Dra. Ursula Männle, Ministra de Estado para a Baviera e Presidente da Hanns-Seidel-Stiftung.

A programação da manhã de hoje (18), incluiu debates sobre "Uma visão geral das restrições religiosas e hostilidades sociais ao redor do mundo", com palestras de James Bell (Vice Presidente, Global Strategy, Pew Research Centre) e do Embaixador Andrew Bennett (Escritório de Liberdade Religiosa, Ministério das Relações Exteriores no Canadá); "Nossa segurança comum: desenvolvendo um esforço multinacional para assegurar a liberdade de religião a todos", com o Alto-Comissário H.E. Mr. Nassir Abdulaziz Al-Nasser (Aliança de Civilizações das Nações Unidas – UNAOC), Princípe Zeid Ra’ad Al Hussein (Alto-comissário da ONU para Direitos Humanos), Embaixador David Saperstein (Departamento dos Estados Unidos para Liberdade Religiosa Internacional), Embaixador Petter Wille, (Embaixador Norueguês para Minorias), e Prof. Heiner Bielefeld (UN Special Rapporter da ONU para Liberdade Religiosa ou de Crença). 

12022010_10204540680670013_797493205_nRepresentando o Brasil, a ANAJURE e a Federación Interamericana de Juristas Cristianos (FIAJC), estão em NY para participar da programação o Deputado Federal Leonardo Quintão (líder do IPP/Brasil, lançado em março deste ano), o Senador José Medeiros e o Dr. Uziel Santana (também secretário do IPPFoRB na América Latina). O Dr. Uziel destacou que este é um momento ímpar e de grande oportunidade de ampliação de horizontes para resolução de conflitos com autoridades de todo o mundo, sobretudo pela enorme crise de refugiados que exige resposta eficaz imediata. O deputado Leonardo Quintão foi eleito para ser um dos quatro membros do Comitê de Liderança do grupo internacional, e reforçou que manterá os esforços para uma participação maior do Brasil no cenário internacional em defesa da liberdade religiosa e no acolhimento de refugiados.

kas_76349-1290-1-30_220

kas_76348-1290-1-30_220O evento recebe líderes políticos da África do Sul; Alemanha; Bielorrússia; Bósnia e Herzegovina; Brasil; Birmânia/Myanmar; Camboja; Canadá; República Centro-Africana; Chade; Chile; Costa Rica; Equador; Egito; El Salvador; Geórgia;  Honduras; Índia; Iraque; Irlanda; Israel; Jordânia; Quênia; Líbano; Líbia; Lituânia; Malawi; Malásia; México; Nepal; Nigéria; Noruega; Países Baixos; Paraguai; Paquistão; Panamá; Peru; República Checa; Dinamarca; República Dominicana; Senegal; Sérvia; Ilhas Salomão; Sudão do Sul; Sudão; Taiwan; Tunísia; Turquia; Reino Unido; e Uruguai. Eles representam diversas religiões e lutam pela liberdade religiosa.

 

 

Confira o restante da agenda do encontro abaixo:

Sexta, 18 de Setembro

10:45 – 11:45   

Nossa Responsabilidade Comum: Reforçando a Cooperação Global entre Parlamentares na Defesa do Direito de Liberdade de Religião ou Crença para Todos.

Moderador: Dr. Aykan Erdemir, Membro do Grand National Assembly da Turquia
Painelistas: Representantes do Painel Internacional de Parlamentares para Liberdade Religiosa ou de Crença

11:45 – 12:45

Nossa Dignidade Dividida: Intensificando a cooperação multi-religiosa para avançar na Liberdade Religiosa para todos

Moderador: Dr. William F. Vendley, Secretário Geral, Religions for Peace
Painelistas: 
Sheikh Abdallah bin Bayyah, Presidente, Forum for Peace in Muslim Societies, Abu Dhabi; H.E. John Cardinal Onaiyekan, Arcebispo de Abuja, Arquidiocese de Abuja, Nigéria; Rabbi David Rosen, Diretor Internacional de Assuntos Interreligiosos, American Jewish Committee, Estados Unidos da América; Dr. Vinu Aram, Diretor, Shanti Ashram,Índia; Rev. Kosho Niwano, Presidente-Designado, Rissho Kosei-Kai, Japão; H.E. Metropolitan Emmanuel, Vice Presidente da Conference of European Churches, Bélgica; Ayatollah Seyed Mostafa Mohaghegh Damad, Diretor, Islamic Studies Department, The Academy of Sciences, Irã.

12:45  – 1:00 – Intervalo e almoço na Missão Permanente Alemã para a ONU

13:00 – 14:30

Painelista: Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon

Sessões vespertinas continuarão na Missão Alemã para a ONU

14:30 – 14:40 – Intervalo (Parlamentares participarão da sessão fechada)

14:45 – 15:00 – IPP Observações

15:00-17:00

Da Carta de Oslo para o Plano de Ação de Nova York – Reuniões administrativas do IPP.

Sábado, dia 19 de Setembro

Sessão Matutina na Missão da Alemanha para a ONU

10:00- 12:00

Implementando o Plano de Ação de Nova York.

_____________________
Por: Wanda Galvão l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here