Em seu terceiro dia de programação, o Academia ANAJURE realizou palestras sobre assuntos complexos, porém de grade relevância para a sociedade contemporânea, como aborto e engajamento cultural cristão.
Pela manhã, após um momento de devocional conduzido pela Dra. Edna Zilli, Diretora de Assuntos Parlamentares da ANAJURE, a Dra. Lenise Garcia, professora do Departamento de Biologia da UnB, falou sobre “Aborto e Culturas da Morte e da Vida: Uma análise científica e social”. Na ocasião, a Dra. Garcia trouxe importantes questionamentos acerca de como o aborto é tratado no âmbito da ciência, bem como do poder legislativo e nas estatísticas nacionais.
Dando continuidade ao tema, o Dr. Tiago Vieira, Diretor de Assuntos Denominacionais da ANAJURE, discorreu sobre “Aborto e Culturas da Morte e da Vida: Uma análise jurídica”. Nesse sentido, explanou os aspectos jurídicos do aborto, analisando o tipo penal e suas excludentes. Além disso, discutiu também sobre o tratamento constitucional das exceções existentes e das que estão sendo pleiteadas hoje, tanto no legislativo quanto no judiciário. Outro ponto destacado pelo Dr. Vieira foi a atuação da ANAJURE na ADPF n°442, em trâmite no STF.
Na parte da tarde, o Pastor Guilherme de Carvalho, da Igreja Esperança (Belo Horizonte/MG) proferiu a palestra intitulada “Um chamado ao engajamento cultural”. Nela, o pastor refletiu acerca de como os cristãos podem se engajar com a sociedade em que estão inseridos. Para isso, tomou como base a expressão da soberania de Cristo nas diversas esferas sociais, uma ideia presente na perspectiva de vários filósofos e juristas cristãos, a exemplo do holandês Abraham Kuyper.
Finalizando o turno de palestras, Dr. Fábio Dutra discutiu sobre “O ativismo judicial e a desconstrução dos valores cristãos”, explanando acerca da evolução das concepções do Direito até o cenário atual do Poder Judiciário, ressaltando o papel do ativismo judicial e a interferência do mesmo na desconstrução dos valores cristãos.
Nesta quinta-feira (19), o Academia ANAJURE abordará temas relacionados aos aspectos jurídicos da liberdade religiosa tanto no âmbito civil nacional, como no contexto internacional. Para mais informações, acesse as redes sociais da ANAJURE.