22 de agosto l Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Atos de Violência Baseada na Religião ou Crença


Tema sempre presente no trabalho da ANAJURE, a liberdade religiosa é um dos direitos humanos fundamentais, que tem sido constantemente violado, de formas simbólicas e reais. Por conta disso, a Organização das Nações Unidas dedica o dia 22 de agosto às vítimas da violência ocorrida em razão da fé, visando à promoção e proteção da liberdade de religião ou crença.

Recentemente, o Diretor Executivo da ANAJURE, Dr. Felipe Augusto, publicou um texto analisando dados do novo relatório anual da Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos EUA (United States Comission on International Religious Freedom – USCIRF), veiculado em abril de 2020 (veja aqui), trazendo, em detalhes, um panorama de 29 países que tem históricos de violações à liberdade religiosa.

Segundo relatórios da Open Doors International, 260 milhões de cristãos foram severamente perseguidos só no ano de 2019, o que faz com que o cristianismo continue sendo a religião mais perseguida do mundo.

A liberdade de religião ou crença é protegida tanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a nível global, quanto pela Constituição Federal, em âmbito nacional no Brasil. Lutar em defesa desse direito é um dever de todos, tendo alguma fé ou não.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here