ANAJURE propõe mudanças em decretos que violam liberdade religiosa no contexto do combate ao coronavírus

[FOTO: Coordenadores Estaduais estiveram em reunião com a presidência e a Diretoria Executiva da ANAJURE no último dia 02 para avaliar a situação atual do Brasil]

Após um ano de pandemia, o mundo inteiro passa por processos de adaptação entre altas e baixas nos ciclos de contaminação do Coronavírus, cujo enfrentamento repercute na vida de todos, inclusive no que se relaciona à liberdade religiosa. E por trabalhar com essa demanda há quase uma década, a ANAJURE tem se colocado como mediadora entre o poder público e líderes religiosos em diversas ocasiões, no intuito de que o enfrentamento à Covid-19 ocorra de forma que não traga prejuízo para atividades religiosas que não gerem aglomeração e respeitem protocolos de segurança.

Neste sentido, a nova ação do departamento jurídico da ANAJURE com o Observatório das Liberdades Civis Fundamentais, que também completa um ano de atividades neste mês de março, foi buscar diálogo para que os decretos atuais conciliem a luta contra a pandemia com o exercício das atividades religiosas. Com essa finalidade, a entidade está questionando junto ao poder público três situações específicas que têm se repetido em algumas localidades: 1) Determinação de lockdown sem permissão para transmissão virtual dos cultos e/ou deslocamento dos ministros; 2) Suspensão das atividades religiosas e manutenção de outros setores não essenciais (ex.: bares, cinemas, etc.), e 3) Imposição de que as atividades religiosas ocorram em determinado(s) dia(s) da semana.

[FOTO: Dr. Fabrício Lourenço, coordenador da ANAJURE na Paraíba, em visita ao Gabinete do Governador João Azevedo em 26 de fevereiro de 2021 / Imprensa ANAJURE]

Coordenadores estaduais da ANAJURE em todo o país já iniciaram o envio dos ofícios com as recomendações da ANAJURE onde o contexto dos três exemplos acima estão ocorrendo, buscando agendamento de reuniões com governadores e prefeitos para dialogar a respeito. Pernambuco e Paraíba foram os primeiros a terem nossa intervenção nesse novo momento da pandemia.

[FOTO: Dr. Eduardo Azevedo e Dra. Gabriela Moura, coordenadores da ANAJURE em Pernambuco, também visitam Gabinete do Governador para dialogar sobre mudanças locais. Visita ocorreu em 03 de março, com apoio da Igreja Presbiteriana de PE, Convenção Batista de PE, Comunhão Batista Reformada de PE e Arcap / Imprensa ANAJURE]

A coordenadora do Departamento Jurídico da ANAJURE, Dra. Raíssa Martins, informa que na próxima semana o site do Observatório trará um panorama atualizado sobre os Estados onde as atividades religiosas foram reconhecidas como essenciais e o que isso representa de forma prática.

Ao passo em que a ANAJURE trabalha na defesa dos líderes religiosos brasileiros, que, inclusive, tem ações sociais nesse contexto de necessidade econômica da pandemia, também expressa condolências com as famílias das vítimas da Covid-19, que são constantemente motivos de oração tanto nas reuniões mensais do staff da entidade quanto nas campanhas de jejum mensal.