ANAJURE se reúne com representantes do Itamaraty e CONARE para tratar sobre reassentamento e integração de refugiados no Brasil

Nesta quarta-feira (10), o Diretor Executivo da ANAJURE, Dr. Felipe Augusto, e a Presidente da ANAJURE em exercício, Dra. Edna Zilli, estiveram em reunião online com o Chefe da Divisão das Nações Unidas III do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e também Vice-Presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Diplomata Ricardo Rizzo, que esteve acompanhado de seu secretário, o Diplomata Ernesto Mané, para tratar sobre reassentamento e integração de refugiados no Brasil, com foco nas ações do programa ANAJURE Refugees.

O ANAJURE Refugees existe desde 2015, atuando tanto no acolhimento de várias famílias no Brasil quanto no desenvolvimento de ações humanitárias na Jordânia e no Líbano, além de trabalhos e ações por meio da Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRAH).

O Dr. Felipe falou sobre o histórico do programa até os dias atuais, destacando que esse trabalho internacional da ANAJURE conta com apoio de parceiros institucionais que sempre encaminham e dão suporte para viabilização de solução para casos enquadrados no contexto de violação à liberdade religiosa cometida contra minorias ao redor do mundo. Na reunião, foi citado um dos casos de sucesso do trabalho da ANAJURE, no qual a filha de um refugiado, que sofreu graves ataques por sua fé, conseguiu terminar os estudos no Brasil e hoje cursa direito porque quer ajudar na causa das migrações forçadas no futuro.

O Diplomata Ricardo Rizzo afirmou acompanhar e admirar as ações humanitárias da ANAJURE como entidade da sociedade civil, e disse que a associação pode contar com seu apoio diplomático e cooperação no que for possível para ajuda nos casos que continuam chegando apesar da pandemia de Covid-19.

Ainda segundo Rizzo, há dentro do Itamaraty projetos em andamento para dar mais protagonismo à sociedade civil no âmbito do acolhimento e integração de refugiados em território nacional. Sobre isso, a ANAJURE se colocou à disposição para colaborar na construção e desenvolvimento de políticas e ações para este engajamento da sociedade civil.