ANAJURE é representada na primeira Reunião Ministerial para o Avanço da Liberdade Religiosa, realizada pelo Departamento de Estado dos EUA

IMG_20180725_111408
                                                                             [Foto: Twitter/ @rbohlender/ Reprodução]  
O Presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, viajou na última segunda, 23, para os Estados Unidos a fim participar da Reunião Ministerial para o Avanço da Liberdade Religiosa em Washington. A reunião, que é organizada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, acontecerá entre os dias 24 e 26 de julho e será a primeira deste teor.
O Secretário de Estado estadunidense, Mike Pompeo, será o anfitrião da Reunião Ministerial. O evento se concentrará em resultados concretos que reafirmam os compromissos internacionais para promover a liberdade religiosa e produzir mudanças reais e positivas. Ademais, reunirá uma ampla gama de partes interessadas, incluindo ministros das Relações Exteriores, representantes de organizações internacionais, líderes religiosos e representantes da sociedade civil, para discutir desafios, identificar formas concretas de combater a perseguição e a discriminação religiosa e garantir maior respeito pela liberdade religiosa para todos.
Durante o evento, acontecerá a capacitação de organizações da sociedade civil, para entender melhor como acessar o apoio financeiro dos EUA para seus esforços. Os especialistas explicarão aos participantes o processo de concessão de subsídios dos EUA. As organizações filantrópicas e do setor privado compartilharão as melhores práticas para que as organizações da sociedade civil vinculem seus esforços para melhorar a liberdade religiosa com iniciativas e recursos do setor privado.
Além disso, membros de grupos da sociedade civil, incluindo líderes religiosos e sobreviventes de perseguição religiosa, se reunirão para contar suas histórias, compartilhar seus conhecimentos e, finalmente, se unir em um caminho para uma maior liberdade religiosa em nossas sociedades. Mais de 175 representantes da sociedade civil e mais de 100 líderes religiosos representando todos os cantos do mundo foram convidados para participar do evento. O programa incluirá sessões de discussão sobre as interseções entre liberdade religiosa e direitos das mulheres; liberdade religiosa e combater o extremismo violento; liberdade religiosa e prosperidade econômica; enfrentar os desafios legais à liberdade religiosa; advogando pela igualdade de direitos para todos; preservação do patrimônio cultural; e fornecer apoio e assistência às vítimas de violência religiosa ou perseguição.
Por fim, no último dia do evento, representantes do governo e de organizações internacionais participarão de sessões plenárias focadas em: identificar desafios globais à liberdade religiosa, desenvolver respostas inovadoras à perseguição com base na religião e compartilhar novos compromissos para proteger liberdade religiosa para todos. Foram convidados mais de 80 países que têm um histórico comprovado de promover a liberdade religiosa e estão comprometidos em promover o Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ou que recentemente adotaram medidas significativas para começar a fazê-lo. Também foram convidados representantes de organizações internacionais para participar.
Nas palavras do Dr. Santana, “o evento é de grande importância para a promoção e proteção na liberdade religiosa em âmbito internacional, buscando torná-la uma pauta importante na política externa de vários países.” Nesse aspecto, o presidente da ANAJURE também ressaltou a atuação da organização junto ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil, o que tem resultado em um compromisso crescente, por parte do governo brasileiro, com a temática.


Com informações de: U. S. Department of State

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here