Presidente da ANAJURE participa de reunião do IPPFoRB na sede da USCIRF, em Washington D.C.

WhatsApp Image 2018-07-25 at 13.02.47
 
Durante a última quarta-feira, 25, o presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, representou a América Latina em reunião do IPPFoRB (Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade de Religião ou Crença), na sede da USCIRF (Comissão Internacional para Liberdade Religiosa dos EUA), em Washington, DC.
A US Commission on Internacional Religious Freedom – USCIRF  é uma comissão federal independente e bipartidária do governo dos EUA, fundada em 1998 após a aprovação do International Religious Freedom Act, uma lei estadunidense sobre liberdade religiosa internacional. O objetivo do órgão é monitorar a situação da liberdade religiosa ao redor do mundo.
Todos os anos, a comissão lança um relatório sobre a situação da liberdade religiosa nos países com os quais os Estados Unidos mantem relações diplomáticas. Além disso, oferece uma série de recomendações ao Congresso, ao Departamento de Estado e ao Presidente dos Estados Unidos, para serem consideradas no processo de formulação da política externa estadunidense, principalmente na relação com esses países. Atualmente, a USCIRF é um dos principais órgãos no mundo que monitora a liberdade religiosa. Seus relatórios são utilizados por diversas organizações relevantes de proteção aos direitos humanos.
O principal objetivo da reunião foi estabelecer laços de cooperação entre o USCIRF e o IPPFoRP, uma rede de parlamentares e legisladores de todo o mundo comprometidos com a luta contra a perseguição religiosa e o avanço da liberdade religiosa. Na América Latina, o Dr. Uziel Santana é o Secretário do Comitê Regional do IPPFoRB.
Durante o encontro, estiveram presentes Gayle Manchin e Nadine Maenza, comissárias da USCIRF; Erin Singshinsuk, diretora executiva da USCIRF; David Anderson, chairman do IPPFoRB; Abid Raja, integrante do Comitê Executivo do IPPFoRB; Ed Brown, Secretário do IPPFoRB na Noruega e Charles Reed, Secretário do IPPFoRB na Inglaterra.
Para o Dr. Uziel Santana, a reunião faz parte de um esforço importante de políticos e líderes da sociedade civil oriundos de vários países e aderentes a diversos credos religiosos na promoção da liberdade religiosa enquanto um direito humano fundamental.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here