“Associações como a ANAJURE representam uma fortificação. Precisamos apoiá-las”, afirma o Reverendo Augustus Nicodemus

Em entrevista exclusiva à ANAJURE, o Dr. Augustus Nicodemus, que é Presidente do Conselho Consultivo da entidade, falou sobre sua participação na associação em seu primeiro ano. Dr. Augustus é professor do Centro de Pós-graduação Andrew Jumper, mestre em Novo Testamento e Doutor em interpretação bíblica.   

DSC03149Dr. Augustus recebendo sua placa de Honra ao Mérito por seu trabalho na igreja cristã brasileira.


Na semana do primeiro aniversário da Associação Nacional de Juristas Evangélicos, o Reverendo Augustus Nicodemus fala sobre sua atuação como Presidente do conselho Consultivo da entidade. Durante a entrevista, o reverendo pontuou sobre a atual situação da igreja no Brasil, e sobre a importância de integrar uma associação de juristas que lutam pelos direitos civis fundamentais. O Dr. Nicodemus é um dos mais importantes teólogos da igreja evangélica brasileira.

O Conselho Consultivo Referencial da ANAJURE é o órgão administrativo, de natureza consultiva, constituído por conselheiros na qualidade de membros honorários e líderes eclesiásticos com nobres serviços prestados à igreja evangélica e à sociedade. No conselho, o reverendo tem como função, opinar e aconselhar à entidade nos assuntos de seu domínio.

“Foi uma nova experiência para mim. As pessoas só percebem o quanto precisam de apoio jurídico quando o perigo bate à porta. Boa parte dos evangélicos, inclusive os que estão em cargos importantes no cenário nacional, sentem-se despreparados para enfrentar os ataques da parte de grupos bem organizados que tentam usar as leis brasileiras como cavalo de Tróia”, explicou o presidente do Conselho.

O Dr. Augustus Nicodemus é pastor presbiteriano e possui grande preocupação quanto ao crescimento saudável da igreja cristã tanto no Brasil quanto em outros países onde atua como professor. A respeito da realidade da igreja, o reverendo defendeu que, em nossos dias, alguns líderes ainda incentivam um clima de guerra santa, mas é necessário lutar pela liberdade de consciência, fé e expressão, “sem ataques pessoais e sem menosprezar quem pensa diferente”. Sobre a missão da ANAJURE e sua importância na luta pelos direitos fundamentais, Nicodemus defendeu que a associação “representa uma fortificação” e precisa ser apoiada.

Dr. Augustus é bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte e mestre em Novo Testamento pela Universidade Reformada de Potchefstroom. Ele é doutor em Interpretação Bíblica pelo Westminster Theological Seminary (África do Sul, Estados Unidos e Holanda) e autor de diversos livros e artigos. Atualmente, o reverendo atua, também, como professor do Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper e é um dos fundadores do blog O Tempora! O mores!, sendo ainda articulista de vários sites internacionais e nacionais, como é o caso do prestigioso site do movimento The Gospel Coalition dos EUA.

 

Confira a entrevista:

ANAJURE – Qual a visão do senhor com relação aos tempos difíceis vividos pela igreja brasileira? É possível vislumbrarmos uma espécie de perseguição real para os próximos anos?

Dr. Augustus Nicodemus – Não sabemos ao certo se virão perseguições. Não creio numa perseguição aberta como aquelas feitas em países comunistas contra os cristãos, ou em países islâmicos radicais. Mas, tudo aponta para uma perseguição “fria”, em que mais e mais dificuldades legais serão colocadas contra a prática e o discurso públicos do Cristianismo, como, em parte, já ocorre em alguns países da Europa.  

A – Como o senhor tem visto o avanço do teísmo aberto e do liberalismo nas igrejas evangélicas, não só em seus púlpitos, mas também em seus projetos sociais?

AN – O teísmo aberto já ficou marcado claramente em nosso país como uma heresia, tanto por líderes calvinistas como arminianos e pentecostais, pois afronta um ponto que é querido de todos eles, que é a onisciência de Deus. O liberalismo teológico não é Cristianismo, é uma outra religião. Eles apenas usam o nosso vocabulário e nosso Livro, mas o conteúdo é completamente outro. Apesar disto, continuam presentes e ativos no Brasil e influenciando os incautos e despreparados.

A – O senhor acredita que em nossos dias existem líderes cristãos que incentivam um clima de guerra santa? 

AN – Infelizmente, sim. Podemos e devemos lutar pelas liberdades fundamentais, como liberdade de consciência, de fé e de expressão, mas sem ataques pessoais e sem menosprezar quem pensa diferente de nós, trazendo o debate para o fórum correto e da forma correta.

A – Como foi a sua atuação como Conselheiro Consultivo da ANAJURE neste primeiro ano de história da associação?

AN – Muito instrutivo. Tratar das liberdades civis fundamentais do ponto de vista jurídico e interagir com juristas cristãos de todo o Brasil – e alguns do exterior – foi uma nova experiência para mim. A ANAJURE representa um bastião em defesa dos nossos direitos.

________________________________
Por: ANAJURE l Press Officer – Angélica Brito

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here